/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte
O presente trabalho investiga o uso da fotografia em sala de aula e suas possíveis metodologias. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Tempo Integral Antônio Telles de Souza, com alunos do ensino fundamental II. Identificou-se a possibilidade de utilizar os smartphones como ferramenta pedag...
Autor principal: | Portela, Jorgerlone Otaviano |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1481534426344748, https://orcid.org/0009-0003-2081-0692 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10797 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10797 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-107972025-03-27T05:05:04Z A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte Portela, Jorgerlone Otaviano Ramos, Evandro de Moraes http://lattes.cnpq.br/1481534426344748 http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 Gomes, Eduardo de Castro Farias, Rosejane da Mota https://orcid.org/0009-0003-2081-0692 Arte e fotografia Arte - Estudo e ensino Artes na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Fotografia Escola Ensino Arte Photography School Teaching Art O presente trabalho investiga o uso da fotografia em sala de aula e suas possíveis metodologias. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Tempo Integral Antônio Telles de Souza, com alunos do ensino fundamental II. Identificou-se a possibilidade de utilizar os smartphones como ferramenta pedagógica, bem como sua contribuição para a produção artística. Para isto, foi proposto aos alunos que produzissem fotografias e as publicassem em uma plataforma chamada Padlet. A partir da orientação fornecida, cada aluno realizou uma análise de sua própria fotografia, considerando seus elementos artísticos, técnicos, políticos, metafóricos e poéticos. Buscou-se relacionar a produção fotográfica dos alunos com o conceito de partilha do sensível de Rancière (2005), além das ideias sobre o procedimento metafórico de Lakoff e Johnson (2002). Os alunos produziram 112 fotografias e 30 depoimentos. Constatou-se que a fotografia é amplamente produzida e compartilhada pelos alunos no cotidiano e na escola, tornando-se necessário discutir seus propósitos artísticos e técnicos, além de seu papel político e crítico frente à realidade. Concluiu-se que, por meio da produção artística da fotografia, é possível estabelecer uma análise sensível da realidade e dos posicionamentos políticos e poéticos dos alunos diante do que produzem. This paper investigates the use of photography in the classroom and its possible methodologies. The research was carried out at the Antônio Telles de Souza Full-Time State School, with elementary school students. It identified the possibility of using smartphones as a teaching tool, as well as their contribution to artistic production. To this end, the students were asked to produce photographs and publish them on a platform called Padlet. Based on the guidance provided, each student analyzed their own photograph, considering its artistic, technical, political, metaphorical and poetic elements. The aim was to relate the students' photographic production to Rancière's (2005) concept of sharing the sensible, as well as Lakoff and Johnson's (2002) ideas on the metaphorical procedure. The students produced 112 photographs and 30 statements. It was found that photography is widely produced and shared by students in everyday life and at school, making it necessary to discuss its artistic and technical purposes, as well as its political and critical role in the face of reality. It was concluded that, through the artistic production of photography, it is possible to establish a sensitive analysis of reality and of the students' political and poetic positions in relation to what they produce. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2025-03-26T15:57:53Z 2025-03-13 Dissertação PORTELA, Jorgerlone Otaviano. A Fotografia em sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte. 2025. 38 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10797 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Arte e fotografia Arte - Estudo e ensino Artes na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Fotografia Escola Ensino Arte Photography School Teaching Art |
spellingShingle |
Arte e fotografia Arte - Estudo e ensino Artes na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Fotografia Escola Ensino Arte Photography School Teaching Art Portela, Jorgerlone Otaviano A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte |
topic_facet |
Arte e fotografia Arte - Estudo e ensino Artes na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Fotografia Escola Ensino Arte Photography School Teaching Art |
description |
O presente trabalho investiga o uso da fotografia em sala de aula e suas possíveis metodologias. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Tempo Integral Antônio Telles de Souza, com alunos do ensino fundamental II. Identificou-se a possibilidade de utilizar os smartphones como ferramenta pedagógica, bem como sua contribuição para a produção artística. Para isto, foi proposto aos alunos que produzissem fotografias e as publicassem em uma plataforma chamada Padlet. A partir da orientação fornecida, cada aluno realizou uma análise de sua própria fotografia, considerando seus elementos artísticos, técnicos, políticos, metafóricos e poéticos. Buscou-se relacionar a produção fotográfica dos alunos com o conceito de partilha do sensível de Rancière (2005), além das ideias sobre o procedimento metafórico de Lakoff e Johnson (2002). Os alunos produziram 112 fotografias e 30 depoimentos. Constatou-se que a fotografia é amplamente produzida e compartilhada pelos alunos no cotidiano e na escola, tornando-se necessário discutir seus propósitos artísticos e técnicos, além de seu papel político e crítico frente à realidade. Concluiu-se que, por meio da produção artística da fotografia, é possível estabelecer uma análise sensível da realidade e dos posicionamentos políticos e poéticos dos alunos diante do que produzem. |
author_additional |
Ramos, Evandro de Moraes |
author_additionalStr |
Ramos, Evandro de Moraes |
format |
Dissertação |
author |
Portela, Jorgerlone Otaviano |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1481534426344748 https://orcid.org/0009-0003-2081-0692 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/1481534426344748 https://orcid.org/0009-0003-2081-0692 |
title |
A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte |
title_short |
A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte |
title_full |
A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte |
title_fullStr |
A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte |
title_full_unstemmed |
A Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte |
title_sort |
fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2025 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10797 |
_version_ |
1831970430140809216 |
score |
11.753735 |