Dissertação

Construção e validação de vídeo educativo sobre cuidados de enfermagem direcionado a familiares de pacientes ribeirinhos no pós-operatório de neurocirurgias

As neurocirurgias são procedimentos complexos que exigem cuidados intensivos, mais, especificamente, no pós-operatório e no momento da admissão desse paciente na UTI. É de suma importância que a equipe de enfermagem esteja preparada para acolher os familiares e transmitir as informações necessárias...

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Autor principal: Petillo, Ivanildes Gomes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8424778361299914
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10823
Resumo:
As neurocirurgias são procedimentos complexos que exigem cuidados intensivos, mais, especificamente, no pós-operatório e no momento da admissão desse paciente na UTI. É de suma importância que a equipe de enfermagem esteja preparada para acolher os familiares e transmitir as informações necessárias para a boa recuperação desses pacientes. O objetivo é construir e validar um vídeo educativo sobre cuidados de enfermagem para os familiares de pacientes ribeirinhos nos pós-operatórios de neurocirurgias. Trata-se de um estudo metodológico, de produção tecnológica, para elaboração e validação de uma tecnologia educacional em formato de vídeo. O estudo foi realizado na Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTIAD) e Clínica Neurocirúrgica do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), em Manaus, Amazonas. Foi desenvolvido em 2 fases: A primeira consistiu em uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar os cuidados recomendados, internacionalmente, para a assistência de enfermagem, a pacientes no pós-operatório de neurocirurgias, sendo utilizadas as bases de dados como: Literatura Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (Lilacs), Portal Scientific Electronic Library Online (SciElo), Scopus, Web of Science e PubMed para a seleção dos artigos. Na segunda fase, realizou-se a construção e validação da tecnologia educacional em formato de vídeo. Esta fase seguiu as etapas propostas por Kindem e Musburger (2009), incluindo a construção do storyboard que envolveu a pré-produção, produção e pós- produção do vídeo educativo, a validação do conteúdo e aparência do storyboard, e a construção do vídeo. Para a construção do storyboard e produção do vídeo, foi contratada uma empresa de comunicação com experiência na produção de materiais educativos, em formato de vídeo, em um laboratório dedicado a esse tipo de produção. A validação do conteúdo e aparência foi realizada por 20 enfermeiros especialistas em assistência no pós-operatório de pacientes neurocirúrgicos e 02 médicos neurocirurgiões, totalizando 22 juízes especialistas. O storyboard do vídeo na validação de conteúdo e aparência foi validado com IVC acima de 0,70 (70%). Tem a duração de 9 minutos e 21 segundos. Deste modo, este vídeo, com abordagem sobre cuidados de enfermagem aos familiares de pacientes ribeirinhos, no pós-operatório de neurocirurgias, poderá ser utilizado, na prática diária de educação em saúde da equipe de enfermagem, na UTI e na clínica neurocirúrgica, com o intuito de orientar o familiar a respeito dos cuidados durante internação e domicílio.