Tese

A formação inicial de professores e o desenvolvimento do processo cognitivo da linguagem no estágio de docência no contexto da Licenciatura em Matemática da UFRR

O objeto de estudo desta pesquisa foi o estágio de docência na formação inicial de professores e o processo cognitivo da linguagem, cuja problematização se norteia pela seguinte indagação: quais são as contribuições do processo cognitivo da linguagem para a formação inicial de professores durante o...

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Autor principal: Costa, Maria Leogete Joca de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7880017352496778, https://orcid.org/0000-0002-4485-3561
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10838
Resumo:
O objeto de estudo desta pesquisa foi o estágio de docência na formação inicial de professores e o processo cognitivo da linguagem, cuja problematização se norteia pela seguinte indagação: quais são as contribuições do processo cognitivo da linguagem para a formação inicial de professores durante o estágio de docência no contexto da Licenciatura em Matemática da UFRR? A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada na perspectiva da hermenêutica crítica de Paul Ricoeur, com a utilização dos seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionários semiabertos on-line, entrevistas on-line e presenciais. O objetivo geral foi analisar como o processo cognitivo da linguagem contribui para a formação inicial de professores no estágio de docência no curso de Licenciatura em Matemática da UFRR. Os objetivos específicos foram: apropriar-se dos conceitos de Estágio, Formação Inicial de Professor, Linguagem e Cognição, visando compreender as aproximações e distanciamentos existentes; verificar e analisar a estrutura do estágio curricular de docência no PPC do curso de Licenciatura em Matemática e no PPP do CAp; evidenciar se e como o processo cognitivo da linguagem comparece na formação inicial de professores no estágio curricular de docência no contexto da Licenciatura em Matemática; e correlacionar os aspectos uniformes e discrepantes da formação inicial e do estágio curricular, que dão sentido à docência, pelos elementos do processo cognitivo da linguagem. A Universidade Federal de Roraima, tendo como lócus principal o Colégio de Aplicação (CAp) – o laboratório de práticas docentes de todas as licenciaturas –, serviu de base para este estudo. A pesquisa reafirma a validação da tese de que o processo cognitivo da linguagem contribui para a formação inicial dos professores durante o estágio de docência na Licenciatura em Matemática da UFRR. Essa afirmação é firmemente sustentada pelas evidências coletadas e pelas análises teóricas detalhadas realizadas ao longo da investigação. Nossa análise revelou que, embora o estágio seja um componente vital na formação de professores na UFRR, há desafios significativos que precisam ser enfrentados. A apatia dos estagiários, a necessidade de uma supervisão qualificada e a importância da reflexão crítica e da comunicação eficaz são aspectos que devem ser considerados para que o estágio cumpra seu papel formativo de maneira significativa e transformadora. A construção de uma identidade docente sólida e a superação das barreiras comunicativas são fundamentais para a formação de professores mais conscientes de seu papel social e educacional.