Dissertação

Significados de protagonismo juvenil segundo jovens da Universidade Federal do Amazonas

Esta pesquisa investigou os significados de protagonismo juvenil para jovens (15-24 anos) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) tendo como recorte a compreensão do protagonismo como condição do desenvolvimento humano. O objetivo geral foi compreender os significados de protagonismo juvenil para...

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Autor principal: Oliveira, Herbert Santana Garcia
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7995043388654241
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2287
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-22872021-06-14T18:47:30Z Significados de protagonismo juvenil segundo jovens da Universidade Federal do Amazonas Oliveira, Herbert Santana Garcia Silva, Iolete Ribeiro da http://lattes.cnpq.br/7995043388654241 Juventude Protagonismo Juvenil Perspectiva sociocultural construtivista do desenvolvimento humano Sociocultural constructivist perspective of human development CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Esta pesquisa investigou os significados de protagonismo juvenil para jovens (15-24 anos) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) tendo como recorte a compreensão do protagonismo como condição do desenvolvimento humano. O objetivo geral foi compreender os significados de protagonismo juvenil para jovens da UFAM. E os objetivos específicos (1) identificar os significados que os jovens da UFAM atribuem ao protagonismo juvenil; (2) compreender a relação entre protagonismo juvenil e desenvolvimento humano. O referencial teórico utilizado foi a Perspectiva Sociocultural Construtivista do Desenvolvimento Humano, com recorte em alguns conceitos-chave para a pesquisa: (1) Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que remete às noções de Zona de Movimento Livre (ZML) e de Zona de Promoção de Ação (ZPA); (2) Constraint ou Canalização Cultural; (3) Mediação Semiótica; (4) Internalização; (5) Transmissão Cultural Bidirecional; (6) Separação Inclusiva e o conceito de Cultura proposto por Valsiner. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com roteiro pré-estabelecido. O número de participantes foi de 6 jovens com vivência política na UFAM. Os dados foram analisados por meio da Teoria Fundamentada ou Grounded Theory, com a qual criamos hipóteses prévias para depois uma hipótese principal/integrativa, a qual não é definitiva, e assim elaboramos teoria no diálogo entre os dados da pesquisa, o referencial teórico e as construções/elaborações do pesquisador. As categorias construídas foram: (1) As expectativas e realidades no ingresso na UFAM: diferentes trajetórias a depender dos cursos escolhidos; (2) O tripé ensino-pesquisa-extensão como possibilitador de vivências transformadoras na vida acadêmica em múltiplos espaços e (3) O protagonismo juvenil e seus significados para jovens da UFAM. Os resultados sugerem que os significados de protagonismo juvenil perpassaram as compreensões de que é algo que existe na UFAM em condição potencial em alguns contextos e que já foi forte outrora, porém, hoje, está enfraquecido por conta do comodismo dos atuais estudantes universitários. Outros significados sugeriram que o protagonismo juvenil é associado diretamente às passeatas e protestos que ocorrem no campus da UFAM. Esses significados serão construídos em trajetórias e em múltiplos contextos (local e locais), trajetórias que terão toda a influência das convenções/construções socioculturais da UFAM enquanto local que é construído e reconstruído nas suas dimensões física e subjetiva pelos jovens universitários. Além disso, há momentos de amplitude de olhar nessas trajetórias, que são: o ingresso na universidade, os espaços de inserção, a vivência no tripé ensino-pesquisa-extensão e as transformações individuais nas diversas vivências/experiência. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-11T13:41:00Z 2013-12-06 2013-03-27 Dissertação OLIVEIRA, Herbert Santana Garcia. Significados de protagonismo juvenil segundo jovens da Universidade Federal do Amazonas. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2287 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia
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