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Dissertação
Políticas Linguísticas:o ensino de línguas estrangeiras em escolas públicas do estado do Amazonas
Este trabalho tem por objetivo compreender como se configuram as Políticas Linguísticas propostas para a rede estadual do estado do Amazonas e como na prática elas se concretizam em escolas públicas da capital. O escopo dessa pesquisa é primeiramente alicerçado por uma apresentação conceitual dos te...
Autor principal: | Costa, Mirley Tereza Correia da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5516183611900295 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-23872017-05-17T18:22:18Z Políticas Linguísticas:o ensino de línguas estrangeiras em escolas públicas do estado do Amazonas Costa, Mirley Tereza Correia da Souza, Sérgio Augusto Freire de http://lattes.cnpq.br/5516183611900295 Política Linguística Língua Estrangeira Moderna Legislação educacional Análise de Discurso Linguistic Policy Modern Foreign Languages Official State Documents Discourse Analysis LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Este trabalho tem por objetivo compreender como se configuram as Políticas Linguísticas propostas para a rede estadual do estado do Amazonas e como na prática elas se concretizam em escolas públicas da capital. O escopo dessa pesquisa é primeiramente alicerçado por uma apresentação conceitual dos termos Política e Planejamento e da nova configuração da sociedade causada pela globalização. Na segunda parte, analisamos o histórico do Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil e os elementos que compõem o esquema interpretativo em que se insere a Amazônia no que diz respeito aos aspectos relacionados à formação do pensamento social amazônico e à des/construção da identidade de um povo. Por fim, os documentos oficiais do Estado que tratam das leis e propostas para o ensino de Língua Estrangeira Moderna (LEM) são confrontados com o que dizem as leis em âmbito nacional e a realidade das escolas públicas da rede estadual da capital. A pesquisa tem como base os pressupostos teóricos da Análise de Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. This work aims at understanding how the Linguistic Policy proposed for the state system of the state of Amazonas is shaped and how it is carried out in reality in public schools in the capital city. We start with the presentation of conceptual terms Policy and Planning and with the new configuration of society geared by globalization. We go through the history of the Teaching of Foreign Languages in Brazil and the elements that make up the interpretive schema within the Amazon Rainforest with regard to aspects related to the formation of the Amazonian social thinking and the de/construction of the identity of a people. We analyzed official state documents which deal with laws and proposals for teaching of MFL. We finally presented a comparison between what the laws say and the reality of public schools in the state system of the capital city. The research is based on the theoretical assumptions of Discourse Analysis. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-11T13:49:11Z 2015-04-10 2014-09-04 Dissertação COSTA, Mirley Tereza Correia da. Políticas Linguísticas:o ensino de línguas estrangeiras em escolas públicas do estado do Amazonas. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2387 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras BR UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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Este trabalho tem por objetivo compreender como se configuram as Políticas Linguísticas propostas para a rede estadual do estado do Amazonas e como na prática elas se concretizam em escolas públicas da capital. O escopo dessa pesquisa é primeiramente alicerçado por uma apresentação conceitual dos termos Política e Planejamento e da nova configuração da sociedade causada pela globalização. Na segunda parte, analisamos o histórico do Ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil e os elementos que compõem o esquema interpretativo em que se insere a Amazônia no que diz respeito aos aspectos relacionados à formação do pensamento social amazônico e à des/construção da identidade de um povo. Por fim, os documentos oficiais do Estado que tratam das leis e propostas para o ensino de Língua Estrangeira Moderna (LEM) são confrontados com o que dizem as leis em âmbito nacional e a realidade das escolas públicas da rede estadual da capital. A pesquisa tem como base os pressupostos teóricos da Análise de Discurso de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. |
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