Dissertação

Fontes de fósforo, desenvolvimento inicial e frações fosfatadas na parte aérea do curauá (Ananas erectifolius L. B. Smith).

Este trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes fontes de fósforo (P) no desenvolvimento inicial e na distribuição das frações fosfatadas na parte aérea do curauá. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos e doze repetições. Os tratamentos constituíram da...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Tainah Manuela Benlolo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3510815916791798
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2673
Resumo:
Este trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes fontes de fósforo (P) no desenvolvimento inicial e na distribuição das frações fosfatadas na parte aérea do curauá. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos e doze repetições. Os tratamentos constituíram da avaliação da resposta do curauá ao fornecimento de 250 mg dm-3 de P, testando-se cinco fontes de P (superfosfato triplo, termofosfato magnesiano, fosfato reativo de Arad, fosfato de Araxá e ácido fosfórico), mais o tratamento controle (sem fornecimento de P). O desenvolvimento inicial do curauá é afetado pelas diferentes fontes de P, com maior magnitude para o superfosfato triplo. A espécie acumulou P preferencialmente na fração orgânica, independente da fonte utilizada, porém, o acúmulo nessa fração é mais expressivo com fontes de baixa solubilidade.