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Dissertação
Sentidos sobre o processo de saída de adolescentes de uma instituição de acolhimento
Partindo de diálogos estabelecidos entre a perspectiva Bioecológica do desenvolvimento e a psicologia Sócio-Histórica, o presente estudo objetivou compreender os múltiplos sentidos atribuídos ao processo de transição ecológica que corresponde ao desligamento de adolescentes que vivenciaram situaç...
Autor principal: | Peixoto, Luciana Alencar |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2347378400080925 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2836 |
Resumo: |
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Partindo de diálogos estabelecidos entre a perspectiva Bioecológica do
desenvolvimento e a psicologia Sócio-Histórica, o presente estudo objetivou compreender os
múltiplos sentidos atribuídos ao processo de transição ecológica que corresponde ao
desligamento de adolescentes que vivenciaram situação de abrigamento. Articulando esta
questão às perspectivas de futuro destes adolescentes, propôs-se dar visibilidade às falas de
jovens no momento em que vivenciavam esse processo, bem como dos profissionais que
com eles atuam. Optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa em uma instituição de
acolhimento da cidade de Manaus. Tendo como referência a teoria de Urie Bronfenbrenner
ancorando o método de Inserção Ecológica, foram realizadas entrevistas semi estruturadas
com cinco sujeitos, dentre eles adolescentes e membros do corpo técnico da referida
instituição, além da observação participante. Através do método de organização de dados
por Núcleos de Significação, foram obtidos os seguintes resultados: o processo de saída
abriga sentidos contraditórios sendo visto tanto positiva como negativamente. Contudo há
predomínio dos sentidos negativos, sugerindo a ausência de efetividade das ações que
deveriam ser favorecidas pela instituição na promoção de projetos de vida aos jovens. As
falas revelam que a instituição não favorece a transição ecológica provendo os adolescentes
de recursos para o enfrentamento de situações adversas, ainda que algumas experiências
positivas possam ser relatados. Conclui-se que as práticas institucionais necessitam ser
reformuladas favorecendo uma maior interligação entre os sistemas ecológicos que devem
integrar o desenvolvimento destes jovens |