/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar
O ser humano é motivado a descobrir a causalidade dos eventos e compreender seu ambiente, estabelecendo relações para o sucesso ou fracasso a partir de suas crenças e expectativas, a isso se denomina atribuição causal. Na escola, esse processo de atribuir causas é repetido pelos alunos em relação ao...
Autor principal: | Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2846 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2846 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-28462016-05-25T05:01:18Z Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 Atribuições causais Rendimento escolar Intervenção em psicologia escolar. Causal attributions Academic achievement Involvement in school psychology CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA O ser humano é motivado a descobrir a causalidade dos eventos e compreender seu ambiente, estabelecendo relações para o sucesso ou fracasso a partir de suas crenças e expectativas, a isso se denomina atribuição causal. Na escola, esse processo de atribuir causas é repetido pelos alunos em relação ao rendimento escolar, pois eles formulam julgamentos sobre sua própria capacidade e condição de estudantes a partir dos contextos de aprendizagem. A pesquisa objetivou identificar as atribuições causais sobre o rendimento escolar dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual da cidade de Manaus/Amazonas. A amostra foi de 1011 estudantes e o instrumento utilizado foi o Questionário das Atribuições para o Rendimento Escolar (QARE de Almeida & Miranda, 2008 adaptado por Mascarenhas, 2010), cujas propriedades psicométricas mostraram-se fiáveis para o domínio das ciências humanas apresentando um Alpha de Cronbach de 0,849 nos itens de bom desempenho e um Alpha de Cronbach de 0,89 para os itens relacionados ao fraco desempenho . Utilizou-se de uma abordagem quantitativa para a análise dos dados. As causas apontadas para o rendimento escolar foram analisadas pelo método de análise fatorial e categorizadas em oito fatores que se apresentam com o grau de importância devido aos valores próprios apresentados, sendo quatro para o bom desempenho (Fator 1: Estudos organização e estratégias com valor próprio de 3,245; Fator 2: Professores e estrutura externa material com valor próprio de 2,669; Fator 3: Capacidades e habilidades cognitivas com valor próprio de 2,332; Fator 4: Sorte e apoio externo com valor próprio de 1,639) e quatro para o fraco desempenho (Fator 1: Estudos organização, estratégias e motivação apresentado o valor próprio de 3,184; Fator 2: Capacidades e habilidades cognitivas com o valor próprio de 2,738; Fator 3: Professores e apoio externo (família) com valor próprio de 2,692 e Fator 4: Sorte e estrutura material externa com valor próprio de 2,213). Concluiu-se que a identificação e análise das atribuições causais sobre o rendimento escolar pode favorecer a elaboração de ações interventivas na escola no sentido de promover a aprendizagem e que o QARE é um instrumento inovador no domínio da psicologia escolar gerando novos indicadores conceituais que podem contribuir para revisão do currículo de formação de docentes e gestores da educação. 2015-04-11T13:59:19Z 2015-04-10 2011-05-20 Dissertação SILVA, Gisele Cristina Resende Fernandes da. Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2846 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Atribuições causais Rendimento escolar Intervenção em psicologia escolar. Causal attributions Academic achievement Involvement in school psychology CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Atribuições causais Rendimento escolar Intervenção em psicologia escolar. Causal attributions Academic achievement Involvement in school psychology CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar |
topic_facet |
Atribuições causais Rendimento escolar Intervenção em psicologia escolar. Causal attributions Academic achievement Involvement in school psychology CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
O ser humano é motivado a descobrir a causalidade dos eventos e compreender seu ambiente, estabelecendo relações para o sucesso ou fracasso a partir de suas crenças e expectativas, a isso se denomina atribuição causal. Na escola, esse processo de atribuir causas é repetido pelos alunos em relação ao rendimento escolar, pois eles formulam julgamentos sobre sua própria capacidade e condição de estudantes a partir dos contextos de aprendizagem. A pesquisa objetivou identificar as atribuições causais sobre o rendimento escolar dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual da cidade de Manaus/Amazonas. A amostra foi de 1011 estudantes e o instrumento utilizado foi o Questionário das Atribuições para o Rendimento Escolar (QARE de Almeida & Miranda, 2008 adaptado por Mascarenhas, 2010), cujas propriedades psicométricas mostraram-se fiáveis para o domínio das ciências humanas apresentando um Alpha de Cronbach de 0,849 nos itens de bom desempenho e um Alpha de Cronbach de 0,89 para os itens relacionados ao fraco desempenho . Utilizou-se de uma abordagem quantitativa para a análise dos dados. As causas apontadas para o rendimento escolar foram analisadas pelo método de análise fatorial e categorizadas em oito fatores que se apresentam com o grau de importância devido aos valores próprios apresentados, sendo quatro para o bom desempenho (Fator 1: Estudos organização e estratégias com valor próprio de 3,245; Fator 2: Professores e estrutura externa material com valor próprio de 2,669; Fator 3: Capacidades e habilidades cognitivas com valor próprio de 2,332; Fator 4: Sorte e apoio externo com valor próprio de 1,639) e quatro para o fraco desempenho (Fator 1: Estudos organização, estratégias e motivação apresentado o valor próprio de 3,184; Fator 2: Capacidades e habilidades cognitivas com o valor próprio de 2,738; Fator 3: Professores e apoio externo (família) com valor próprio de 2,692 e Fator 4: Sorte e estrutura material externa com valor próprio de 2,213). Concluiu-se que a identificação e análise das atribuições causais sobre o rendimento escolar pode favorecer a elaboração de ações interventivas na escola no sentido de promover a aprendizagem e que o QARE é um instrumento inovador no domínio da psicologia escolar gerando novos indicadores conceituais que podem contribuir para revisão do currículo de formação de docentes e gestores da educação. |
author_additional |
Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento |
author_additionalStr |
Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 |
title |
Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar |
title_short |
Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar |
title_full |
Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar |
title_fullStr |
Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar |
title_full_unstemmed |
Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar |
title_sort |
atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de manaus sobre o rendimento escolar |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2846 |
_version_ |
1831969056148684800 |
score |
11.753735 |