/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM
Esta pesquisa aborda o tema da violência no cotidiano dos adolescentes, contemplando o espaço escolar. Ela objetiva, dentre outras questões, identificar sentidos e significados da violência para alunos de uma escola pública no município de Manaus/AM. O desenvolvimento teórico da pesquisa se deu a pa...
Autor principal: | Lobato, Sandreia Pantoja |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0892690384682027 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2847 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2847 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-28472016-05-03T12:44:05Z Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM Lobato, Sandreia Pantoja Silva, Iolete Ribeiro da http://lattes.cnpq.br/0892690384682027 Adolescentes Violência Escola Relações Sentidos e significados Teens Violence School Relationships Meanings CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Esta pesquisa aborda o tema da violência no cotidiano dos adolescentes, contemplando o espaço escolar. Ela objetiva, dentre outras questões, identificar sentidos e significados da violência para alunos de uma escola pública no município de Manaus/AM. O desenvolvimento teórico da pesquisa se deu a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-histórica, que estuda o indivíduo no seu contexto histórico e social, valorizando, principalmente, os aspectos culturais de cada sociedade na formação social da consciência do indivíduo, considerando a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky e seus seguidores, e contemplando também discussões trazidas por outros autores inspirados pela referida teoria. A metodologia contemplou instrumentos como a observação participante, que privilegiou o primeiro contato da pesquisadora com a escola. Isso permitiu, logo em seguida, a realização dos grupos focais, com a participação de 12 alunos do 5° ao 9° anos, que proporcionaram muitas discussões para esta pesquisa. E, por fim, realizamos três entrevistas com alguns discentes participantes dos grupos focais para aprofundar mais algumas questões pertinentes. Durante a construção dos dados da pesquisa, pudemos perceber questões interessantes sobre os adolescentes e a relação deles com a violência. Em primeiro lugar, é necessário destacar que a concepção que se foi construindo sobre a adolescência soa de maneira negativa para os alunos, já que a escola, em particular, tenta igualar seus comportamentos para que se tornem mais disciplinados. O que ficou claro na relação deles com a escola é que a comunicação entre eles pode estar enviesada, isto é, eles não se sentem compreendidos e não compreendem algumas atitudes e normas impostas pela escola. Afirmam que a relação deles com a escola não é boa. Os estudantes enfatizam, ainda, a relação professor-aluno, que foi bastante criticada por eles, já que esperavam um posicionamento diferente dos seus mestres, porque muitos os têm como referência para a vida. Além disso, muitos criticam também a falta de interesse dos pais em participar da vida escolar dos filhos, pois os pais fazem cobranças e vão acompanhar os filhos apenas quando estes já estão reprovados, dentre outras problemáticas citadas. Nesta pesquisa, foram consideradas, também, questões que envolvem as interações sociais entre os adolescentes e suas atitudes frente à violência existente na escola. Isso permitiu uma discussão direcionada à realidade vivida pelos estudantes no seu dia a dia. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-11T13:59:20Z 2015-04-10 2012-12-06 Dissertação LOBATO, Sandreia Pantoja. Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2847 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Adolescentes Violência Escola Relações Sentidos e significados Teens Violence School Relationships Meanings CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Adolescentes Violência Escola Relações Sentidos e significados Teens Violence School Relationships Meanings CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Lobato, Sandreia Pantoja Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM |
topic_facet |
Adolescentes Violência Escola Relações Sentidos e significados Teens Violence School Relationships Meanings CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
Esta pesquisa aborda o tema da violência no cotidiano dos adolescentes, contemplando o espaço escolar. Ela objetiva, dentre outras questões, identificar sentidos e significados da violência para alunos de uma escola pública no município de Manaus/AM. O desenvolvimento teórico da pesquisa se deu a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-histórica, que estuda o indivíduo no seu contexto histórico e social, valorizando, principalmente, os aspectos culturais de cada sociedade na formação social da consciência do indivíduo, considerando a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky e seus seguidores, e contemplando também discussões trazidas por outros autores inspirados pela referida teoria. A metodologia contemplou instrumentos como a observação participante, que privilegiou o primeiro contato da pesquisadora com a escola. Isso permitiu, logo em seguida, a realização dos grupos focais, com a participação de 12 alunos do 5° ao 9° anos, que proporcionaram muitas discussões para esta pesquisa. E, por fim, realizamos três entrevistas com alguns discentes participantes dos grupos focais para aprofundar mais algumas questões pertinentes. Durante a construção dos dados da pesquisa, pudemos perceber questões interessantes sobre os adolescentes e a relação deles com a violência. Em primeiro lugar, é necessário destacar que a concepção que se foi construindo sobre a adolescência soa de maneira negativa para os alunos, já que a escola, em particular, tenta igualar seus comportamentos para que se tornem mais disciplinados. O que ficou claro na relação deles com a escola é que a comunicação entre eles pode estar enviesada, isto é, eles não se sentem compreendidos e não compreendem algumas atitudes e normas impostas pela escola. Afirmam que a relação deles com a escola não é boa. Os estudantes enfatizam, ainda, a relação professor-aluno, que foi bastante criticada por eles, já que esperavam um posicionamento diferente dos seus mestres, porque muitos os têm como referência para a vida. Além disso, muitos criticam também a falta de interesse dos pais em participar da vida escolar dos filhos, pois os pais fazem cobranças e vão acompanhar os filhos apenas quando estes já estão reprovados, dentre outras problemáticas citadas. Nesta pesquisa, foram consideradas, também, questões que envolvem as interações sociais entre os adolescentes e suas atitudes frente à violência existente na escola. Isso permitiu uma discussão direcionada à realidade vivida pelos estudantes no seu dia a dia. |
author_additional |
Silva, Iolete Ribeiro da |
author_additionalStr |
Silva, Iolete Ribeiro da |
format |
Dissertação |
author |
Lobato, Sandreia Pantoja |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0892690384682027 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/0892690384682027 |
title |
Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM |
title_short |
Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM |
title_full |
Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM |
title_fullStr |
Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM |
title_full_unstemmed |
Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM |
title_sort |
sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de manaus/am |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2847 |
_version_ |
1831969056304922624 |
score |
11.753735 |