Dissertação

Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico

Esta pesquisa integra a área de estudos etnográficos na Antropologia Social, tem como foco as trajetórias de vida de jovens indígenas formados na escola Pamáali, uma comunidade escolar do médio rio Içana, na Terra Indígena do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. A produção e...

ver descrição completa

Autor principal: Diniz, Laise Lopes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2415543341740270
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2867
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2867
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-28672016-05-12T17:20:20Z Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico Diniz, Laise Lopes Pereira, Maria Luiza Garnelo http://lattes.cnpq.br/2415543341740270 Indios sul-americanos Noroeste amazônico Indios Baniwa Educação escolar Juventude South american indigenous people Northwest of amazon Baniwa indians Indigenous school education Youth CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA Esta pesquisa integra a área de estudos etnográficos na Antropologia Social, tem como foco as trajetórias de vida de jovens indígenas formados na escola Pamáali, uma comunidade escolar do médio rio Içana, na Terra Indígena do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. A produção escrita toma por base o enfoque de Sahlins (1999, 2007), que aponta que à medida que as categorias culturais são postas em prática podem ser reavaliadas e adquirir novos significados. Tem como objeto central analisar as trajetórias de jovens Baniwa/Coripaco escolarizados segundo propostas de ensino culturalmente sensíveis, buscando apreender a compreensão de membros (velhos e jovens) do grupo Baniwa/Coripaco, no contexto atual sobre o que é ser jovem . Trata-se de um estudo que se aproxima da noção de biografia do sujeito e de sua sociedade, abordada através da imagem de si próprio ou da construção elaborada e fundamenta-se na etnografia, concebida como uma hermenêutica, que tem como finalidade a tradução da cultura (GEERTZ, 1988). O trabalho tomou como eixo principal a descrição do processo de escolarização desenvolvido pelos Baniwa/Coripaco e as estratégias que articulam tal formação escolar aos valores da formação da pessoa Baniwa/Coripaco, e à construção do gênero, o que envolve conhecimentos míticos, técnicos, políticos e morais. E por fim, descrevo as experiências vivenciadas pelos jovens que passaram pela formação escolar diferenciada oferecida na Pamáali, considerando as relações vividas no ambiente da escola e como estas configuraram suas escolhas e trajetórias depois de concluída a escolarização Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-11T13:59:35Z 2015-04-10 2011-11-18 Dissertação DINIZ, Laise Lopes. Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico. 2011. 214 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2867 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Museu Amazônico BR UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Indios sul-americanos
Noroeste amazônico
Indios Baniwa
Educação escolar
Juventude
South american indigenous people
Northwest of amazon
Baniwa indians
Indigenous school education
Youth
CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
spellingShingle Indios sul-americanos
Noroeste amazônico
Indios Baniwa
Educação escolar
Juventude
South american indigenous people
Northwest of amazon
Baniwa indians
Indigenous school education
Youth
CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Diniz, Laise Lopes
Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico
topic_facet Indios sul-americanos
Noroeste amazônico
Indios Baniwa
Educação escolar
Juventude
South american indigenous people
Northwest of amazon
Baniwa indians
Indigenous school education
Youth
CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
description Esta pesquisa integra a área de estudos etnográficos na Antropologia Social, tem como foco as trajetórias de vida de jovens indígenas formados na escola Pamáali, uma comunidade escolar do médio rio Içana, na Terra Indígena do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. A produção escrita toma por base o enfoque de Sahlins (1999, 2007), que aponta que à medida que as categorias culturais são postas em prática podem ser reavaliadas e adquirir novos significados. Tem como objeto central analisar as trajetórias de jovens Baniwa/Coripaco escolarizados segundo propostas de ensino culturalmente sensíveis, buscando apreender a compreensão de membros (velhos e jovens) do grupo Baniwa/Coripaco, no contexto atual sobre o que é ser jovem . Trata-se de um estudo que se aproxima da noção de biografia do sujeito e de sua sociedade, abordada através da imagem de si próprio ou da construção elaborada e fundamenta-se na etnografia, concebida como uma hermenêutica, que tem como finalidade a tradução da cultura (GEERTZ, 1988). O trabalho tomou como eixo principal a descrição do processo de escolarização desenvolvido pelos Baniwa/Coripaco e as estratégias que articulam tal formação escolar aos valores da formação da pessoa Baniwa/Coripaco, e à construção do gênero, o que envolve conhecimentos míticos, técnicos, políticos e morais. E por fim, descrevo as experiências vivenciadas pelos jovens que passaram pela formação escolar diferenciada oferecida na Pamáali, considerando as relações vividas no ambiente da escola e como estas configuraram suas escolhas e trajetórias depois de concluída a escolarização
author_additional Pereira, Maria Luiza Garnelo
author_additionalStr Pereira, Maria Luiza Garnelo
format Dissertação
author Diniz, Laise Lopes
author2 http://lattes.cnpq.br/2415543341740270
author2Str http://lattes.cnpq.br/2415543341740270
title Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico
title_short Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico
title_full Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico
title_fullStr Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico
title_full_unstemmed Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico
title_sort relações e trajetórias sociais de jovens baniwa na escola pamáali no médio rio içana, noroeste amazônico
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2867
_version_ 1831969059121397760
score 11.753896