/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico
Esta pesquisa integra a área de estudos etnográficos na Antropologia Social, tem como foco as trajetórias de vida de jovens indígenas formados na escola Pamáali, uma comunidade escolar do médio rio Içana, na Terra Indígena do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. A produção e...
Autor principal: | Diniz, Laise Lopes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2415543341740270 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2867 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2867 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-28672016-05-12T17:20:20Z Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico Diniz, Laise Lopes Pereira, Maria Luiza Garnelo http://lattes.cnpq.br/2415543341740270 Indios sul-americanos Noroeste amazônico Indios Baniwa Educação escolar Juventude South american indigenous people Northwest of amazon Baniwa indians Indigenous school education Youth CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA Esta pesquisa integra a área de estudos etnográficos na Antropologia Social, tem como foco as trajetórias de vida de jovens indígenas formados na escola Pamáali, uma comunidade escolar do médio rio Içana, na Terra Indígena do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM. A produção escrita toma por base o enfoque de Sahlins (1999, 2007), que aponta que à medida que as categorias culturais são postas em prática podem ser reavaliadas e adquirir novos significados. Tem como objeto central analisar as trajetórias de jovens Baniwa/Coripaco escolarizados segundo propostas de ensino culturalmente sensíveis, buscando apreender a compreensão de membros (velhos e jovens) do grupo Baniwa/Coripaco, no contexto atual sobre o que é ser jovem . Trata-se de um estudo que se aproxima da noção de biografia do sujeito e de sua sociedade, abordada através da imagem de si próprio ou da construção elaborada e fundamenta-se na etnografia, concebida como uma hermenêutica, que tem como finalidade a tradução da cultura (GEERTZ, 1988). O trabalho tomou como eixo principal a descrição do processo de escolarização desenvolvido pelos Baniwa/Coripaco e as estratégias que articulam tal formação escolar aos valores da formação da pessoa Baniwa/Coripaco, e à construção do gênero, o que envolve conhecimentos míticos, técnicos, políticos e morais. E por fim, descrevo as experiências vivenciadas pelos jovens que passaram pela formação escolar diferenciada oferecida na Pamáali, considerando as relações vividas no ambiente da escola e como estas configuraram suas escolhas e trajetórias depois de concluída a escolarização Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-11T13:59:35Z 2015-04-10 2011-11-18 Dissertação DINIZ, Laise Lopes. Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico. 2011. 214 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2867 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Museu Amazônico BR UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Indios sul-americanos Noroeste amazônico Indios Baniwa Educação escolar Juventude South american indigenous people Northwest of amazon Baniwa indians Indigenous school education Youth CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
spellingShingle |
Indios sul-americanos Noroeste amazônico Indios Baniwa Educação escolar Juventude South american indigenous people Northwest of amazon Baniwa indians Indigenous school education Youth CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA Diniz, Laise Lopes Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico |
topic_facet |
Indios sul-americanos Noroeste amazônico Indios Baniwa Educação escolar Juventude South american indigenous people Northwest of amazon Baniwa indians Indigenous school education Youth CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA |
description |
Esta pesquisa integra a área de estudos etnográficos na Antropologia Social, tem como foco as trajetórias de vida de jovens indígenas formados na escola Pamáali, uma comunidade escolar do médio rio Içana, na Terra Indígena do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da
Cachoeira/AM. A produção escrita toma por base o enfoque de Sahlins (1999, 2007), que aponta que à medida que as categorias culturais são postas em prática podem ser reavaliadas e adquirir novos significados. Tem como objeto central analisar as trajetórias de jovens Baniwa/Coripaco escolarizados segundo propostas de ensino culturalmente sensíveis, buscando apreender a compreensão de membros (velhos e jovens) do grupo Baniwa/Coripaco, no contexto atual sobre o que é ser jovem . Trata-se de um estudo que se aproxima da noção de biografia do sujeito e de sua sociedade, abordada através da imagem de si próprio ou da construção elaborada e fundamenta-se na etnografia, concebida como uma hermenêutica, que tem como finalidade a tradução da cultura (GEERTZ, 1988). O trabalho tomou como eixo
principal a descrição do processo de escolarização desenvolvido pelos Baniwa/Coripaco e as estratégias que articulam tal formação escolar aos valores da formação da pessoa Baniwa/Coripaco, e à construção do gênero, o que envolve conhecimentos míticos, técnicos, políticos e morais. E por fim, descrevo as experiências vivenciadas pelos jovens que passaram pela formação escolar diferenciada oferecida na Pamáali, considerando as relações vividas no ambiente da escola e como estas configuraram suas escolhas e trajetórias depois de concluída
a escolarização |
author_additional |
Pereira, Maria Luiza Garnelo |
author_additionalStr |
Pereira, Maria Luiza Garnelo |
format |
Dissertação |
author |
Diniz, Laise Lopes |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2415543341740270 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/2415543341740270 |
title |
Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico |
title_short |
Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico |
title_full |
Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico |
title_fullStr |
Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico |
title_full_unstemmed |
Relações e trajetórias sociais de jovens Baniwa na escola pamáali no Médio Rio Içana, Noroeste Amazônico |
title_sort |
relações e trajetórias sociais de jovens baniwa na escola pamáali no médio rio içana, noroeste amazônico |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2867 |
_version_ |
1831969059121397760 |
score |
11.753896 |