/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem
Limitações do acesso à Internet, decorrentes de conexões intermitentes e de baixa qualidade, tem se tornado o principal obstáculo para o uso de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem em localidades fora das capitais e grandes cidades, especialmente em regiões geograficamente desafiadoras como é...
Autor principal: | Ferreira, Rallyson dos Santos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8248904043863780 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2900 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2900 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-29002016-05-25T05:04:38Z Um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem Ferreira, Rallyson dos Santos Castro Júnior, Alberto Nogueira de http://lattes.cnpq.br/8248904043863780 http://lattes.cnpq.br/5919189481858271 AVEAs EAD Open source LMS Distance learning Synchronization Open-source CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Limitações do acesso à Internet, decorrentes de conexões intermitentes e de baixa qualidade, tem se tornado o principal obstáculo para o uso de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem em localidades fora das capitais e grandes cidades, especialmente em regiões geograficamente desafiadoras como é o caso da Amazônia. Nesse contexto, é apresentado um esquema para contornar tais limitações, baseado no uso de servidores locais e de uma técnica de sincronismo que possibilita a intermediação do acesso a servidores centrais, mantendo recursos locais ainda que a conexão a Internet seja interrompida, realizando as atualizações quando tal conexão for restabelecida. O esquema proposto foi desenvolvido e testado de modo a avaliar seu comportamento em diferentes cenários, bem como a correspondente percepção do usuário. Constraints on Internet access, resulting from intermittent and low quality connections, have become the main obstacle to the use of Virtual Environments for Teaching and Learning in locations outside large cities, especially in challenging geographical regions like the Amazon. In this context, we present a scheme to get around these limitations, based on use of local servers and a synchronization technique that enables mediation of access to central servers, keeping local resources even when Internet connection is interrupted, performing updates when the connection is reestablished again. The proposed scheme has been developed and tested in order to evaluate its behavior in different scenarios, as well as the corresponding user perception. 2015-04-11T14:02:42Z 2013-11-05 2013-07-05 Dissertação FERREIRA, Rallyson dos Santos. Um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2900 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
AVEAs EAD Open source LMS Distance learning Synchronization Open-source CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
spellingShingle |
AVEAs EAD Open source LMS Distance learning Synchronization Open-source CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Ferreira, Rallyson dos Santos Um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem |
topic_facet |
AVEAs EAD Open source LMS Distance learning Synchronization Open-source CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
description |
Limitações do acesso à Internet, decorrentes de conexões intermitentes e de baixa qualidade, tem se tornado o principal obstáculo para o uso de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem em localidades fora das capitais e grandes cidades, especialmente em regiões geograficamente desafiadoras como é o caso da Amazônia. Nesse contexto, é apresentado um esquema para contornar tais limitações, baseado no uso de servidores locais e de uma técnica de sincronismo que possibilita a intermediação do acesso a servidores centrais, mantendo recursos locais ainda que a conexão a Internet seja interrompida, realizando as atualizações quando tal conexão for restabelecida. O esquema proposto foi desenvolvido e testado de modo a avaliar seu comportamento em diferentes cenários, bem como a correspondente percepção do usuário. |
author_additional |
Castro Júnior, Alberto Nogueira de |
author_additionalStr |
Castro Júnior, Alberto Nogueira de |
format |
Dissertação |
author |
Ferreira, Rallyson dos Santos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8248904043863780 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/8248904043863780 |
title |
Um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem |
title_short |
Um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem |
title_full |
Um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem |
title_sort |
um esquema de sincronismo para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2900 |
_version_ |
1831969068829114368 |
score |
11.755432 |