Dissertação

Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software

O conhecimento adquirido pelos membros de uma organização de software é um dos seus ativos mais importantes. A gestão adequada deste conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software. A coleta de lições aprendidas é uma das práticas utilizadas por parte dessas o...

ver descrição completa

Autor principal: Rabelo, Jacilane de Holanda
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1286204651639755
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2929
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2929
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-29292016-05-11T14:29:35Z Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software Pabc-pattern: a strategy to codify lessons learned in software organizations Rabelo, Jacilane de Holanda Conte, Tayana Uchôa http://lattes.cnpq.br/1286204651639755 http://lattes.cnpq.br/6682919653508224 Gerência do conhecimento Ativo de conhecimento Codificação do conhecimento Lição aprendida Estudo qualitativo Knowledge management Knowledge asset Knowledge codification Lesson learned Qualitative study CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O conhecimento adquirido pelos membros de uma organização de software é um dos seus ativos mais importantes. A gestão adequada deste conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software. A coleta de lições aprendidas é uma das práticas utilizadas por parte dessas organizações para gerenciar e transferir o conhecimento. Uma das abordagens para incentivar a transferência de conhecimento é a codificação. A codificação do conhecimento pode facilitar o registro das lições aprendidas para sua consulta posterior. O objetivo desta pesquisa de mestrado é elaborar uma estratégia para facilitar a codificação das lições aprendidas em organizações de software, de modo a incentivar esta prática. A estratégia foi nomeada PABC-Pattern. Foram realizados três estudos: o primeiro comparou a abordagem inicialmente chamada ABC-Pattern com outra abordagem visual, o Mapa Mental; o segundo comparou a abordagem ABC-Pattern com a estrutura de codificação apoiada pela ferramenta ACKNOWLEDGE. Os resultados do primeiro estudo indicaram que os participantes tinham uma preferência em utilizar a abordagem ABC-Pattern, devido à sua facilidade de uso e utilidade. Foram identificadas algumas das razões para essa preferência: a) mais detalhes de codificação; b) uma descrição mais detalhada do cenário do conhecimento, que é mais esclarecedora, c) a possibilidade de adquirir mais informações com menos esforço, e d) a possibilidade de descrever tanto o problema e a solução. A principal contribuição do segundo estudo foram as sugestões de melhoria para ABC-Pattern que possibilitaram uma evolução da estratégia. A segunda versão da estratégia foi chamada de PABC-Pattern e foi avaliada experimentalmente através de um terceiro estudo, dessa vez de observação, com profissionais da área de Tecnologia da Informação. Os resultados possibilitaram apontar que PABC-Pattern teve uma boa aceitação como abordagem para codificar e compartilhar o conhecimento e que os profissionais da indústria recomendariam sua utilização na empresa em que trabalham. The knowledge acquired by the members of a software organization is one of its most important assets. Therefore, the proper management of this knowledge has become a real need in the software development industry. The capture of lessons learned has become a practice developed by some of these organizations in order to manage and transfer knowledge. One of the most common approaches to encourage knowledge transfer is codification. Knowledge codification can facilitate the storage of lessons learned for a future usage. This MA research aims at elaborating a strategy to facilitate the codification of lessons learned in software organizations, consequently promoting this practice. The strategy was denominated PABC-Pattern, and three studies were developed: the first compared the approach initially called ABC-Pattern with another visual approach the Mind Map; the second compared the ABC-Pattern with the codification structure supported by the ACKNOWLEDGE tool. Results from the first study indicated that the participants had a preference in using the ABC-Pattern approach due to its usage and utility. For this preference, it follows some of the reasons identified: a) more codification details; b) a more detailed description of the knowledge s scenario which is more clarifying; c) the possibility of acquiring more information with less effort; and d) the possibility of describing both the problem and solution. The main contribution for the second study were the improvement suggestions for the ABC-Pattern, in which enabled an evolution of the strategy. The second version of the strategy was denominated PABC-Pattern and was experimentally evaluated by a third study, in an observational study, with the help of the Technology Information professionals. The results showed that PABC-Pattern found good acceptance as an approach to codify and share knowledge, and also that industry professionals would recommend its usage where they work CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2015-04-11T14:03:00Z 2014-08-07 2013-02-19 Dissertação RABELO, Jacilane de Holanda. Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2929 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Informática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Gerência do conhecimento
Ativo de conhecimento
Codificação do conhecimento
Lição aprendida
Estudo qualitativo
Knowledge management
Knowledge asset
Knowledge codification
Lesson learned
Qualitative study
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
spellingShingle Gerência do conhecimento
Ativo de conhecimento
Codificação do conhecimento
Lição aprendida
Estudo qualitativo
Knowledge management
Knowledge asset
Knowledge codification
Lesson learned
Qualitative study
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Rabelo, Jacilane de Holanda
Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
topic_facet Gerência do conhecimento
Ativo de conhecimento
Codificação do conhecimento
Lição aprendida
Estudo qualitativo
Knowledge management
Knowledge asset
Knowledge codification
Lesson learned
Qualitative study
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description O conhecimento adquirido pelos membros de uma organização de software é um dos seus ativos mais importantes. A gestão adequada deste conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software. A coleta de lições aprendidas é uma das práticas utilizadas por parte dessas organizações para gerenciar e transferir o conhecimento. Uma das abordagens para incentivar a transferência de conhecimento é a codificação. A codificação do conhecimento pode facilitar o registro das lições aprendidas para sua consulta posterior. O objetivo desta pesquisa de mestrado é elaborar uma estratégia para facilitar a codificação das lições aprendidas em organizações de software, de modo a incentivar esta prática. A estratégia foi nomeada PABC-Pattern. Foram realizados três estudos: o primeiro comparou a abordagem inicialmente chamada ABC-Pattern com outra abordagem visual, o Mapa Mental; o segundo comparou a abordagem ABC-Pattern com a estrutura de codificação apoiada pela ferramenta ACKNOWLEDGE. Os resultados do primeiro estudo indicaram que os participantes tinham uma preferência em utilizar a abordagem ABC-Pattern, devido à sua facilidade de uso e utilidade. Foram identificadas algumas das razões para essa preferência: a) mais detalhes de codificação; b) uma descrição mais detalhada do cenário do conhecimento, que é mais esclarecedora, c) a possibilidade de adquirir mais informações com menos esforço, e d) a possibilidade de descrever tanto o problema e a solução. A principal contribuição do segundo estudo foram as sugestões de melhoria para ABC-Pattern que possibilitaram uma evolução da estratégia. A segunda versão da estratégia foi chamada de PABC-Pattern e foi avaliada experimentalmente através de um terceiro estudo, dessa vez de observação, com profissionais da área de Tecnologia da Informação. Os resultados possibilitaram apontar que PABC-Pattern teve uma boa aceitação como abordagem para codificar e compartilhar o conhecimento e que os profissionais da indústria recomendariam sua utilização na empresa em que trabalham.
author_additional Conte, Tayana Uchôa
author_additionalStr Conte, Tayana Uchôa
format Dissertação
author Rabelo, Jacilane de Holanda
author2 http://lattes.cnpq.br/1286204651639755
author2Str http://lattes.cnpq.br/1286204651639755
title Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
title_short Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
title_full Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
title_fullStr Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
title_full_unstemmed Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
title_sort pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2929
_version_ 1831969073166024704
score 11.753735