/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Letramento, surdez e identidade
Diante do avanço tecnológico e das inúmeras mudanças sociais, políticas e econômicas da nossa sociedade, nas últimas décadas a leitura e a escrita assumem um papel importante para estabelecer relações, para o tr abalho, para a conquista de espaços e para uma participação social efetiva, pois somos c...
Autor principal: | Santos, Mariana Moraes dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2365994697240468 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3166 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3166 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31662016-04-22T14:43:46Z Letramento, surdez e identidade Santos, Mariana Moraes dos Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo http://lattes.cnpq.br/2365994697240468 Educação especial Letramento Surdez Identidade Special education Letramento Deafness Identity CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Diante do avanço tecnológico e das inúmeras mudanças sociais, políticas e econômicas da nossa sociedade, nas últimas décadas a leitura e a escrita assumem um papel importante para estabelecer relações, para o tr abalho, para a conquista de espaços e para uma participação social efetiva, pois somos constantemente desafiados a usar a leitura e a escrita no nosso cotidiano. Diante da na nossa sociedade volátil e excludente que exige um grau de letramento progressivo, o surdo e outras minorias encontram-se excluídas, portanto a pesquisa Letramento, surdez e identidade , considera que vivemos em uma sociedade letrada, e que o sujeito surdo em conseqüência das representações construídas sobre a surdez, como doença, sofre em conseqüência dos estigmas e conceitos criados. A Educação dos surdos está marcada pela ideologia da normalização, modelo no qual a escola emprega seus esforços em tornar o surdo normal, priorizando a fala um modelo clínico terapêutico, valorizando a l íngua oral da comunidade majoritária em detrimento da língua de sinais, língua natural da pessoa surda. O letramento pautado no respeito lingüístico, gera na comunidade surda a oportunidade de fortalecer sua identidade, escrever sua história, reivindicar s eus direitos, participar da sociedade de forma ativa. Entendemos que o letramento escolar pautado no respeito lingüístico é fundamental para o surdo, pois através dele o surdo se apropriará de conhecimentos socialmente construídos, possibilitando a superaç ão dos vários entraves que o surdo usuário da LIBRAS (língua brasileira de sinais), enfrenta no seu processo de escolarização, possibilitando aos mesmos, acesso ao meio acadêmico e ao trabalho. 2015-04-22T21:55:31Z 2015-04-08 2006-09-19 Dissertação SANTOS, Mariana Moraes dos. Letramento, surdez e identidade. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3166 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação especial Letramento Surdez Identidade Special education Letramento Deafness Identity CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Educação especial Letramento Surdez Identidade Special education Letramento Deafness Identity CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Santos, Mariana Moraes dos Letramento, surdez e identidade |
topic_facet |
Educação especial Letramento Surdez Identidade Special education Letramento Deafness Identity CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Diante do avanço tecnológico e das inúmeras mudanças sociais, políticas e econômicas da nossa sociedade, nas últimas décadas a leitura e a escrita assumem um papel importante para estabelecer relações, para o tr abalho, para a conquista de espaços e para uma participação social efetiva, pois somos constantemente desafiados a usar a leitura e a escrita no nosso cotidiano. Diante da na nossa sociedade volátil e excludente que exige um grau de letramento
progressivo, o surdo e outras minorias encontram-se excluídas, portanto a pesquisa Letramento, surdez e identidade , considera que vivemos em uma sociedade letrada, e que o sujeito surdo em conseqüência das representações construídas sobre a surdez, como doença, sofre em conseqüência dos estigmas e conceitos criados. A Educação dos surdos está marcada pela ideologia da normalização, modelo no qual a escola emprega seus esforços em tornar o
surdo normal, priorizando a fala um modelo clínico terapêutico, valorizando a l íngua oral da comunidade majoritária em detrimento da língua de sinais, língua natural da pessoa surda. O letramento pautado no respeito lingüístico, gera na comunidade surda a oportunidade de fortalecer sua identidade, escrever sua história, reivindicar s eus direitos, participar da sociedade de forma ativa. Entendemos que o letramento escolar pautado no respeito lingüístico é fundamental para o surdo, pois através dele o surdo se apropriará de conhecimentos socialmente construídos, possibilitando a superaç ão dos vários entraves que o
surdo usuário da LIBRAS (língua brasileira de sinais), enfrenta no seu processo de escolarização, possibilitando aos mesmos, acesso ao meio acadêmico e ao trabalho. |
author_additional |
Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo |
author_additionalStr |
Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Mariana Moraes dos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2365994697240468 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/2365994697240468 |
title |
Letramento, surdez e identidade |
title_short |
Letramento, surdez e identidade |
title_full |
Letramento, surdez e identidade |
title_fullStr |
Letramento, surdez e identidade |
title_full_unstemmed |
Letramento, surdez e identidade |
title_sort |
letramento, surdez e identidade |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3166 |
_version_ |
1831969111122378752 |
score |
11.753735 |