Dissertação

O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas

O avanço na geração de novos conhecimentos evidencia a necessidade de profissionais especializados nas diferentes áreas de conhecimento, entre elas a área da saúde, a qual é afetada pelo crescimento e pela complexidade das especialidades e das tecnologias utilizadas. Na enfermagem observou-se o surg...

ver descrição completa

Autor principal: Frantz, Sonia Rejane de Senna
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2654817058533157
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3177
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3177
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31772016-05-12T17:24:57Z O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas Frantz, Sonia Rejane de Senna Lopes Neto, David http://lattes.cnpq.br/2654817058533157 http://lattes.cnpq.br/2310111492854434 Ensino Enfermagem Hemoterapia Teaching Nursing Hemotherapy CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O avanço na geração de novos conhecimentos evidencia a necessidade de profissionais especializados nas diferentes áreas de conhecimento, entre elas a área da saúde, a qual é afetada pelo crescimento e pela complexidade das especialidades e das tecnologias utilizadas. Na enfermagem observou-se o surgimento de diferentes especialidades, entre elas, a hemoterapia. Diante desse novo cenário, surgiu a necessidade de formar profissionais com conhecimento e como são as instituições de ensino superior os responsáveis pela formação dos profissionais para o mercado de trabalho, acredita-se que os assuntos de hemoterapia estejam sendo abordados durante o curso de graduação em Enfermagem, com o objetivo de preparar o futuro profissional para o mercado de trabalho. Objetivo: Analisar a ocorrência do ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Estado do Amazonas. Metodologia: Tratou-se de um estudo com abordagem qualitativa, com triangulação de fontes, do tipo estudo de caso múltiplo, que foi desenvolvido em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas do Estado do Amazonas, que possuiam Curso de Graduação em Enfermagem reconhecidos pelo Ministério da Educação. Foi realizada uma pesquisa documental em Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação em Enfermagem e Planos de Ensino com o objetivo de identificar as disciplinas que abordam a hemoterapia em seus conteúdos, após foi aplicado um questionário aos docentes e um teste de verificação de aprendizagem aos alunos concluintes dos cursos de graduação em Enfermagem das instituições pesquisadas. Para a análise, as respostas das questões fechadas foram tratadas estatisticamente, utilizando-se a estatística descritiva em termos de freqüência simples e percentual. As respostas as questões abertas foram analisadas tomando como base o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: A união das etapas analíticas, relacionada às variáveis quantitativas e qualitativas permitiu identificar que não existe disciplinas de Enfermagem em Hemoterapia, apenas alguns conteúdos inseridos nas disciplinas destinadas ao cuidado do adulto, ministradas por professores especialistas e sem capacitação em hemoterapia. As respostas do questionário aplicado aos alunos evidenciou a falta de conhecimento que estes apresentam em relação a esta temática. Conclusão: O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem ainda é incipiente, os conteúdos abordados nos cursos de graduação são insuficientes para garantir a assistência de enfermagem nesse campo de atuação. The increase in the generation of new knowledge highlights the need for skilled professionals in different areas of knowledge, including the area of health, which is affected by growth and complexity of specialties and technologies used. In nursing we observed the emergence of different specialties, among them the hemotherapy. In this new scenario, the need arose to prepare students with knowledge and how are the higher education institutions responsible for the training of professionals for the labor market, it is believed that the issues are being addressed hemotherapy during the undergraduate Nursing, in order to prepare future professionals for the labor market. Objective: To analyze the occurrence of hemotherapy in teaching undergraduate courses in nursing in the State of Amazonas. Methodology: This was a qualitative study, with triangulation of sources, like multiple case study, which was conducted in higher education institutions, public and private Amazonas State, which possessed Undergraduate Nursing recognized by Ministry of Education. We conducted a desk research on Educational Projects courses Undergraduate Nursing Education Plans and with the objective of identifying the disciplines that address the hemotherapy on its contents after a questionnaire was administered to teachers and a verification test learning students graduating of undergraduate nursing institutions surveyed. For the analysis, the answers to the closed questions were treated statistically using descriptive statistics in terms of simple frequency and percentage. The answers to the open questions were analyzed using as basis the method of content analysis of Bardin. Results and Discussion: The union of analytical steps related to quantitative and qualitative variables identified that there Hemotherapy disciplines of Nursing, only some content inserted in the subjects intended for adult care, and taught by specialist teachers without training in hemotherapy. The questionnaire responses from students highlighted the lack of knowledge they have about this topic. Conclusion: The teaching of hemotherapy in undergraduate courses in nursing is still incipient, the content covered in undergraduate courses are insufficient to ensure that the nursing field. 2015-04-22T21:55:38Z 2015-04-08 2012-10-02 Dissertação FRANTZ, Sonia Rejane de Senna. O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3177 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino
Enfermagem
Hemoterapia
Teaching
Nursing
Hemotherapy
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Ensino
Enfermagem
Hemoterapia
Teaching
Nursing
Hemotherapy
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Frantz, Sonia Rejane de Senna
O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas
topic_facet Ensino
Enfermagem
Hemoterapia
Teaching
Nursing
Hemotherapy
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O avanço na geração de novos conhecimentos evidencia a necessidade de profissionais especializados nas diferentes áreas de conhecimento, entre elas a área da saúde, a qual é afetada pelo crescimento e pela complexidade das especialidades e das tecnologias utilizadas. Na enfermagem observou-se o surgimento de diferentes especialidades, entre elas, a hemoterapia. Diante desse novo cenário, surgiu a necessidade de formar profissionais com conhecimento e como são as instituições de ensino superior os responsáveis pela formação dos profissionais para o mercado de trabalho, acredita-se que os assuntos de hemoterapia estejam sendo abordados durante o curso de graduação em Enfermagem, com o objetivo de preparar o futuro profissional para o mercado de trabalho. Objetivo: Analisar a ocorrência do ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Estado do Amazonas. Metodologia: Tratou-se de um estudo com abordagem qualitativa, com triangulação de fontes, do tipo estudo de caso múltiplo, que foi desenvolvido em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas do Estado do Amazonas, que possuiam Curso de Graduação em Enfermagem reconhecidos pelo Ministério da Educação. Foi realizada uma pesquisa documental em Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação em Enfermagem e Planos de Ensino com o objetivo de identificar as disciplinas que abordam a hemoterapia em seus conteúdos, após foi aplicado um questionário aos docentes e um teste de verificação de aprendizagem aos alunos concluintes dos cursos de graduação em Enfermagem das instituições pesquisadas. Para a análise, as respostas das questões fechadas foram tratadas estatisticamente, utilizando-se a estatística descritiva em termos de freqüência simples e percentual. As respostas as questões abertas foram analisadas tomando como base o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: A união das etapas analíticas, relacionada às variáveis quantitativas e qualitativas permitiu identificar que não existe disciplinas de Enfermagem em Hemoterapia, apenas alguns conteúdos inseridos nas disciplinas destinadas ao cuidado do adulto, ministradas por professores especialistas e sem capacitação em hemoterapia. As respostas do questionário aplicado aos alunos evidenciou a falta de conhecimento que estes apresentam em relação a esta temática. Conclusão: O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem ainda é incipiente, os conteúdos abordados nos cursos de graduação são insuficientes para garantir a assistência de enfermagem nesse campo de atuação.
author_additional Lopes Neto, David
author_additionalStr Lopes Neto, David
format Dissertação
author Frantz, Sonia Rejane de Senna
author2 http://lattes.cnpq.br/2654817058533157
author2Str http://lattes.cnpq.br/2654817058533157
title O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas
title_short O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas
title_full O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas
title_fullStr O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas
title_full_unstemmed O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas
title_sort o ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3177
_version_ 1831969113588629504
score 11.753735