/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico
A pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A...
Autor principal: | Valle Neto, Jaspe |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6838045075656360 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3186 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31862016-05-12T17:24:41Z Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico Valle Neto, Jaspe Moraes, Ana Alcídia de Araújo http://lattes.cnpq.br/6838045075656360 Educação Escolar Indígena Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura PPP-Mura Indigenous Education Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura PPP-Mura CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre a educação escolar indígena (D ANGELIS, 2012; FERREIRA, 2001; LUCIANO, 2011 e SILVA, 1998), identificando fases importantes de avanços e retrocessos desse cenário, analisando esse percurso com foco na valorização da cultura e da identidade indígena. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com uso de: observação do cotidiano da escola e das salas de aula pesquisadas; entrevistas com os professores(as) de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; e análise de documentos. A pesquisa favorece o entendimento que o PPP-Mura foi elaborado como modelo de projeto para atender os anseios do povo Mura e que as aulas ministradas pelos(as) professores(as) investigados(as) na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina tem conseguido atender as propostas descritas no documento, constituindo valores próprios desse povo, pois percebem o espaço escolar como palco de valorização de sua cultura e fortalecimento da identidade. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:55:43Z 2015-04-08 2013-06-27 Dissertação VALLE NETO, Jaspe. Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação Escolar Indígena Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura PPP-Mura Indigenous Education Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura PPP-Mura CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Educação Escolar Indígena Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura PPP-Mura Indigenous Education Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura PPP-Mura CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Valle Neto, Jaspe Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
topic_facet |
Educação Escolar Indígena Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura PPP-Mura Indigenous Education Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura PPP-Mura CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre a educação escolar indígena (D ANGELIS, 2012; FERREIRA, 2001; LUCIANO, 2011 e SILVA, 1998), identificando fases importantes de avanços e retrocessos desse cenário, analisando esse percurso com foco na valorização da cultura e da identidade indígena. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com uso de: observação do cotidiano da escola e das salas de aula pesquisadas; entrevistas com os professores(as) de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; e análise de documentos. A pesquisa favorece o entendimento que o PPP-Mura foi elaborado como modelo de projeto para atender os anseios do povo Mura e que as aulas ministradas pelos(as) professores(as) investigados(as) na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina tem conseguido atender as propostas descritas no documento, constituindo valores próprios desse povo, pois percebem o espaço escolar como palco de valorização de sua cultura e fortalecimento da identidade. |
author_additional |
Moraes, Ana Alcídia de Araújo |
author_additionalStr |
Moraes, Ana Alcídia de Araújo |
format |
Dissertação |
author |
Valle Neto, Jaspe |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6838045075656360 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6838045075656360 |
title |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title_short |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title_full |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title_fullStr |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title_full_unstemmed |
Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
title_sort |
educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186 |
_version_ |
1831969115339751424 |
score |
11.753735 |