/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A educação na voz das comunidades
Esta pesquisa investigou as práticas educativas adotadas pela rádio comunitária A Voz das Comunidades, a primeira do Brasil autorizada pelo Ministério das Comunicações, que existe há sete anos na comunidade do Mutirão, no bairro Cidade Nova I, zona Norte de Manaus. Como desafios, o trabalho apresen...
Autor principal: | Pinto, Tânia Cecília Brandão Gondim de Freitas |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7830714664060721 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3199 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3199 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31992016-04-22T14:43:12Z A educação na voz das comunidades Pinto, Tânia Cecília Brandão Gondim de Freitas Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/7830714664060721 Educação Comunicação Rádio Comunitária Education Communication Community Radio CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Esta pesquisa investigou as práticas educativas adotadas pela rádio comunitária A Voz das Comunidades, a primeira do Brasil autorizada pelo Ministério das Comunicações, que existe há sete anos na comunidade do Mutirão, no bairro Cidade Nova I, zona Norte de Manaus. Como desafios, o trabalho apresenta os de compreender, analisar métodos e diagnosticar as falhas na missão de transmitir uma programação pautada na educação libertadora. Adotamos a pesquisa de campo fenomenológica de cunho qualitativo como método de investigação da rádio A Voz das Comunidades, com destaque para a educação, a comunicação e a participação comunitária. A pesquisa fenomenológica qualitativa permite que elementos de subjetividade possam ser ressaltados na análise. Os dados colhidos no trabalho de campo realizado por meio de entrevistas abertas, semi-abertas e grupo focal foram analisados a partir da metodologia hermenêutica-dialética. Ao unirmos a hermenêutica, que se movimenta na perspectiva da compreensão, consciência histórica, empatia e intersubjetividade, e a dialética, cujo ponto de partida é idéia de crítica, negação, oposição, transformação e contradição da realidade social, o resultado foi enriquecedor, pois um volume considerável de informações e revelações sobre o cotidiano no qual A Voz das Comunidades estava inserida foi revelado. Além de reunir elementos, conhecer e analisar as contribuições da rádio para o Mutirão, também apontamos a necessidade de ajustes no sentido de melhorar o envolvimento da população com a rádio. As teorias da Ação Comunicativa de Habermas e a da Ação Dialógica de Paulo Freire serviram de sustentação teórica para evidenciar a urgência para a criação e reforço de vínculos com a cultura local, promovendo o diálogo horizontal entre moradores e gestores da emissora. Trabalhamos também com o conceito de Educomunicação, um novo campo de inter-relação entre a comunicação e a educação, para compreender as mediações educacionais da rádio, propor ações práticas na área da gestão comunicativa que estimulem a participação popular na emissora e facilite a captação de recursos financeiros, uma das principais dificuldades enfrentadas. Nossa conclusão aponta para a educação inter-relacionada à comunicação e à participação popular como possibilidade frutífera para consolidar práticas e fortalecer o espaço de aprendizagem ou ecossistema educativo informal que a rádio representa. Apontamos a necessidade de metodologias que consideram a diversidade cultural local para estimular e manter o protagonismo popular e, assim, criar uma ambiente favorável para a educação libertadora. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:55:51Z 2015-04-08 2008-11-20 Dissertação PINTO, Tânia Cecília Brandão Gondim de Freitas. A educação na voz das comunidades. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3199 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação Comunicação Rádio Comunitária Education Communication Community Radio CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Educação Comunicação Rádio Comunitária Education Communication Community Radio CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Pinto, Tânia Cecília Brandão Gondim de Freitas A educação na voz das comunidades |
topic_facet |
Educação Comunicação Rádio Comunitária Education Communication Community Radio CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Esta pesquisa investigou as práticas educativas adotadas pela rádio comunitária A Voz das Comunidades, a primeira do Brasil autorizada pelo Ministério das Comunicações, que existe há sete anos na comunidade do Mutirão, no bairro
Cidade Nova I, zona Norte de Manaus. Como desafios, o trabalho apresenta os de compreender, analisar métodos e diagnosticar as falhas na missão de transmitir uma
programação pautada na educação libertadora. Adotamos a pesquisa de campo fenomenológica de cunho qualitativo como método de investigação da rádio A Voz das Comunidades, com destaque para a educação, a comunicação e a participação
comunitária. A pesquisa fenomenológica qualitativa permite que elementos de subjetividade possam ser ressaltados na análise. Os dados colhidos no trabalho de campo realizado por meio de entrevistas abertas, semi-abertas e grupo focal foram
analisados a partir da metodologia hermenêutica-dialética. Ao unirmos a hermenêutica, que se movimenta na perspectiva da compreensão, consciência histórica, empatia e intersubjetividade, e a dialética, cujo ponto de partida é idéia de crítica, negação, oposição, transformação e contradição da realidade social, o resultado foi enriquecedor, pois um volume considerável de informações e revelações sobre o cotidiano no qual A Voz das Comunidades estava inserida foi
revelado. Além de reunir elementos, conhecer e analisar as contribuições da rádio para o Mutirão, também apontamos a necessidade de ajustes no sentido de melhorar o envolvimento da população com a rádio. As teorias da Ação
Comunicativa de Habermas e a da Ação Dialógica de Paulo Freire serviram de sustentação teórica para evidenciar a urgência para a criação e reforço de vínculos
com a cultura local, promovendo o diálogo horizontal entre moradores e gestores da emissora. Trabalhamos também com o conceito de Educomunicação, um novo campo de inter-relação entre a comunicação e a educação, para compreender as mediações educacionais da rádio, propor ações práticas na área da gestão comunicativa que estimulem a participação popular na emissora e facilite a captação
de recursos financeiros, uma das principais dificuldades enfrentadas. Nossa conclusão aponta para a educação inter-relacionada à comunicação e à participação
popular como possibilidade frutífera para consolidar práticas e fortalecer o espaço de aprendizagem ou ecossistema educativo informal que a rádio representa.
Apontamos a necessidade de metodologias que consideram a diversidade cultural local para estimular e manter o protagonismo popular e, assim, criar uma ambiente
favorável para a educação libertadora. |
author_additional |
Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros |
author_additionalStr |
Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros |
format |
Dissertação |
author |
Pinto, Tânia Cecília Brandão Gondim de Freitas |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7830714664060721 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7830714664060721 |
title |
A educação na voz das comunidades |
title_short |
A educação na voz das comunidades |
title_full |
A educação na voz das comunidades |
title_fullStr |
A educação na voz das comunidades |
title_full_unstemmed |
A educação na voz das comunidades |
title_sort |
educação na voz das comunidades |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3199 |
_version_ |
1831969117909811200 |
score |
11.753735 |