/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Supercondutividade, um estudo sobre os seus 100 anos: elementos para sua Divulgação Científica
Em 2011 fora comemorado os 100 anos da descoberta do fenômeno da supercondutivi- dade. Pois em 1911 H. K. Onnes ao resfriar o Mercúrio usando Hélio líquido observou que para valores de temperatura menor que 4,2 K, a resistência elétrica caia abruptamente até um valor de resistência elétrica mensu...
Autor principal: | Souza, Daniel Fonseca de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4043793492782488 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3468 |
Resumo: |
---|
Em 2011 fora comemorado os 100 anos da descoberta do fenômeno da supercondutivi-
dade. Pois em 1911 H. K. Onnes ao resfriar o Mercúrio usando Hélio líquido observou que
para valores de temperatura menor que 4,2 K, a resistência elétrica caia abruptamente
até um valor de resistência elétrica mensurável igual a zero. A partir desse momento
os cientistas começaram a procurar novos materiais que apresentam essa característica à
temperaturas elevadas. Os supercondutores, todavia, não são um simples condutor ideal,
pois apresentam um comportamento bem característico conhecido como Efeito Meissner,
que é a expulsão do uxo magnético do interior do material. As primeiras tentativas
para explicar esse fenômeno foram de natureza fenomenológica: como a teoria de Lon-
don e de Ginsburg-Landau, porém a teoria que explicou a princípio satisfatoriamente a
supercondutividade fora à teoria desenvolvida por Bardeen, Cooper e Schrie¤er (BCS).
No entanto, mais recentemente em 1986, fora descoberto a supercondutividade em com-
postos cerâmicos feitos de óxidos de bário e lantânio, onde a teoria BCS não é capaz de
explicar satisfatoriamente o mecanismo responsável pela supercondutividade nos super-
condutores de alta temperatura crítica, fazendo portanto necessário o desenvolvimento
de uma teoria microscópica que explique os novos supercondutores. Os cientistas atuais
buscam encontrar supercondutores à temperatura ambiente, o que acarretaria segundo
especialistas em uma nova revolução industrial, com impactos na eletrônica, na geração
e armazenamento de energia elétrica, entre outros. Portanto, é de suma importância
que esse conhecimento seja divulgado aos acadêmicos de Física. Preparando-os para que
posteriormente levem esse conhecimento aos seus respectivos alunos. Todavia, para aux-
iliar nessa tarefa tem-se os objetos da aprendizagem, que demonstra ser uma ferramenta
muito importante, na divulgação cientí ca do conteúdo.
viii |