/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso
O ambiente virtual é usado pelas instituições de ensino como auxílio ao processo de aprendizado, de comunicação e disponibilização dos conteúdos para os alunos. Isso vem transformando o ensino quando se trata de estar cada vez mais presente na vida acadêmica dos discentes e docentes. O presente proj...
Autor principal: | Lima, Gean Flávio de Araújo |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3537 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3537 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-35372016-05-10T14:46:15Z Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso Lima, Gean Flávio de Araújo Barreiros, Nilson Rodrigues Gestão de Serviços Ergonomia e Usabilidade Interação Homem-computador Service Management Ergonomics and Usability Human-Computer Interaction. ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO O ambiente virtual é usado pelas instituições de ensino como auxílio ao processo de aprendizado, de comunicação e disponibilização dos conteúdos para os alunos. Isso vem transformando o ensino quando se trata de estar cada vez mais presente na vida acadêmica dos discentes e docentes. O presente projeto permeia exatamente por essa relação l, onde a instituição e o professor disponibilizam conteúdos e informações essenciais sobre o processo educacional. Pretendeu-se aqui descobrir problemas e, posteriormente, propor melhorias que aprimore o uso desta ferramenta. Através do conceito de sociedade Informacional e os conhecimentos sobre usabilidade dos meios digitais elaborou-se um discurso exploratório sobre as questões que envolvem a interação homem/computador. O processo metodológico se deu por meio de uma avaliação qualitativa que determinou os aspectos que prejudicam a navegação do portal da Universidade Federal do Amazonas, usando as ferramentas de teste de interfaces digitais conhecidas como Ensaio de Interação e a Ergolist recomendadas pelos estudiosos em iteração homem-computador. Encontraram-se muitas falhas no que diz respeito a fatores que são essenciais na interação com o portal - principalmente na navegabilidade, o que prejudica a eficiência comprometendo a sua proposta como ferramenta de gestão educacional, sendo estes problemas identificados em todos os grupos de avaliadores que foram submetidos aos ensaios. Com o diagnóstico dos aspectos negativos do portal, foram propostos os ajustes para melhora do uso em uma versão aprimorada da ferramenta. Os resultados comprovaram a eficiência das ferramentas de avaliação de interfaces digitais, possibilitando que se observe como uma ferramenta de gestão pode ser melhorada quando submetida aos procedimentos corretos de projetação voltados para o usuário. O ambiente virtual é usado pelas instituições de ensino como auxílio ao processo de aprendizado, de comunicação e disponibilização dos conteúdos para os alunos. Isso vem transformando o ensino quando se trata de estar cada vez mais presente na vida acadêmica dos discentes e docentes. O presente projeto permeia exatamente por essa relação l, onde a instituição e o professor disponibilizam conteúdos e informações essenciais sobre o processo educacional. Pretendeu-se aqui descobrir problemas e, posteriormente, propor melhorias que aprimore o uso desta ferramenta. Através do conceito de sociedade Informacional e os conhecimentos sobre usabilidade dos meios digitais elaborou-se um discurso exploratório sobre as questões que envolvem a interação homem/computador. O processo metodológico se deu por meio de uma avaliação qualitativa que determinou os aspectos que prejudicam a navegação do portal da Universidade Federal do Amazonas, usando as ferramentas de teste de interfaces digitais conhecidas como Ensaio de Interação e a Ergolist recomendadas pelos estudiosos em iteração homem-computador. Encontraram-se muitas falhas no que diz respeito a fatores que são essenciais na interação com o portal - principalmente na navegabilidade, o que prejudica a eficiência comprometendo a sua proposta como ferramenta de gestão educacional, sendo estes problemas identificados em todos os grupos de avaliadores que foram submetidos aos ensaios. Com o diagnóstico dos aspectos negativos do portal, foram propostos os ajustes para melhora do uso em uma versão aprimorada da ferramenta. Os resultados comprovaram a eficiência das ferramentas de avaliação de interfaces digitais, possibilitando que se observe como uma ferramenta de gestão pode ser melhorada quando submetida aos procedimentos corretos de projetação voltados para o usuário. 2015-04-22T22:10:42Z 2015-04-09 2013-05-03 Dissertação Lima, Gean Flávio de Araújo. Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso. 2013. 192 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3537 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Gestão de Serviços Ergonomia e Usabilidade Interação Homem-computador Service Management Ergonomics and Usability Human-Computer Interaction. ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
spellingShingle |
Gestão de Serviços Ergonomia e Usabilidade Interação Homem-computador Service Management Ergonomics and Usability Human-Computer Interaction. ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Lima, Gean Flávio de Araújo Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso |
topic_facet |
Gestão de Serviços Ergonomia e Usabilidade Interação Homem-computador Service Management Ergonomics and Usability Human-Computer Interaction. ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
description |
O ambiente virtual é usado pelas instituições de ensino como auxílio ao processo de aprendizado, de comunicação e disponibilização dos conteúdos para os alunos. Isso vem transformando o ensino quando se trata de estar cada vez mais presente na vida acadêmica dos discentes e docentes. O presente projeto permeia exatamente por essa relação l, onde a instituição e o professor disponibilizam conteúdos e informações essenciais sobre o processo educacional. Pretendeu-se aqui descobrir problemas e, posteriormente, propor melhorias que aprimore o uso desta ferramenta. Através do conceito de sociedade Informacional e os conhecimentos sobre usabilidade dos meios digitais elaborou-se um discurso exploratório sobre as questões que envolvem a interação homem/computador. O processo metodológico se deu por meio de uma avaliação qualitativa que determinou os aspectos que prejudicam a navegação do portal da Universidade Federal do Amazonas, usando as ferramentas de teste de interfaces digitais conhecidas como Ensaio de Interação e a Ergolist recomendadas pelos estudiosos em iteração homem-computador. Encontraram-se muitas falhas no que diz respeito a fatores que são essenciais na interação com o portal - principalmente na navegabilidade, o que prejudica a eficiência comprometendo a sua proposta como ferramenta de gestão educacional, sendo estes problemas identificados em todos os grupos de avaliadores que foram submetidos aos ensaios. Com o diagnóstico dos aspectos negativos do portal, foram propostos os ajustes para melhora do uso em uma versão aprimorada da ferramenta. Os resultados comprovaram a eficiência das ferramentas de avaliação de interfaces digitais, possibilitando que se observe como uma ferramenta de gestão pode ser melhorada quando submetida aos procedimentos corretos de projetação voltados para o usuário. |
author_additional |
Barreiros, Nilson Rodrigues |
author_additionalStr |
Barreiros, Nilson Rodrigues |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Gean Flávio de Araújo |
title |
Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso |
title_short |
Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso |
title_full |
Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso |
title_fullStr |
Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso |
title_sort |
contribuição ao estudo dos critérios de usabilidade de portais web: um estudo de caso |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3537 |
_version_ |
1831969171602145280 |
score |
11.753735 |