Dissertação

Modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM Campus Manaus-Centro

O estágio tem como finalidade o aprimoramento do aluno através de atividades práticas, em que possa aplicar os ensinamentos adquiridos na escola. Nesse sentido, cabe ao Programa de Estágio do IFAM/Centro prestar serviços com qualidade a toda comunidade, cumprindo seus objetivos de maneira efetiva. E...

ver descrição completa

Autor principal: Monteiro, Maria Carolina da Costa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2037436740398059
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3560
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3560
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-35602016-05-10T15:37:24Z Modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM Campus Manaus-Centro Monteiro, Maria Carolina da Costa Silva, Jonas Gomes da http://lattes.cnpq.br/2037436740398059 Programa de Estágio do IFAM/Centro Alunos Estagiários Modelo Servqual. Internship Program of the IFAM/Center Student Interns SERVQUAL Model. ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO O estágio tem como finalidade o aprimoramento do aluno através de atividades práticas, em que possa aplicar os ensinamentos adquiridos na escola. Nesse sentido, cabe ao Programa de Estágio do IFAM/Centro prestar serviços com qualidade a toda comunidade, cumprindo seus objetivos de maneira efetiva. Entretanto, foi observada a ausência de um sistema de avaliação da efetividade do referido programa, sendo que o objetivo principal da pesquisa foi desenvolver um modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM/Centro a partir da visão do aluno, a fim de aperfeiçoar os serviços prestados pelo programa. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário com questões fechadas e abertas, baseado no modelo Servqual desenvolvido por Parasuraman et al, (1985). A amostra da pesquisa foi constituída por 99 alunos dos cursos técnicos presenciais das modalidades de ensino subsequente, integrado e proeja. O estudo mostrou que todas as dimensões da qualidade dos serviços do Programa de Estágio do IFAM/Centro apresentam gap negativo, revelando assim a necessidade de um replanejamento das ações por parte dos gestores do programa, dentre elas: intervenções de professores, com o intuito de esclarecer as principais dúvidas dos alunos sobre as atividades de estágio; planejamento de reuniões com os novos estagiários; proporcionar situações práticas nos laboratórios do IFAM, onde o aluno possa conhecer e vivenciar os desafios do mundo do trabalho. Neste sentido, recomenda-se que estudos sejam feitos para ouvir a opinião das empresas, as quais utilizam os serviços do Programa de Estágio do IFAM/Centro para admitir tais alunos. The internship aims at the improvement of the student through practical activities, where one can apply the lessons learned in school. In this sense, it is up to the IFAM Internship Program/Center providing quality services to the entire community, fulfilling their goals effectively. However, we observed the absence of a system for evaluating the effectiveness of such program. The the main objective of this research was to develop a model for evaluating the effectiveness of the IFAM Internship Program/Center from the perspective of the student in order to improve the services provided by the program. To collect data a questionnaire was designed with closed and open questions, based on the SERVQUAL model developed by Parasuraman et al, (1985). The research sample consisted of 99 students of technical in-person courses, full time courses as well as PROEJA (Adult courses). The study showed that all dimensions of service quality of the IFAM Internship Program/Center have shown negative gap, thus revealing the need for re-planning actions by the managers of the program, including: interventions of teachers, in order to clarify the main questions of the students about the internship; planning meetings with new trainees, providing practical situations in the IFAM laboratories where the student can learn and experience the challenges of laboring world. In this sense, it is recommended studies be made to hear the opinion of the companies which use the services of IFAM Internship Program / Center for admitting such students. 2015-04-22T22:10:58Z 2015-04-09 2013-08-05 Dissertação Monteiro, Maria Carolina da Costa. Modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM Campus Manaus-Centro. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3560 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Programa de Estágio do IFAM/Centro
Alunos Estagiários
Modelo Servqual.
Internship Program of the IFAM/Center
Student Interns
SERVQUAL Model.
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
spellingShingle Programa de Estágio do IFAM/Centro
Alunos Estagiários
Modelo Servqual.
Internship Program of the IFAM/Center
Student Interns
SERVQUAL Model.
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Monteiro, Maria Carolina da Costa
Modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM Campus Manaus-Centro
topic_facet Programa de Estágio do IFAM/Centro
Alunos Estagiários
Modelo Servqual.
Internship Program of the IFAM/Center
Student Interns
SERVQUAL Model.
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description O estágio tem como finalidade o aprimoramento do aluno através de atividades práticas, em que possa aplicar os ensinamentos adquiridos na escola. Nesse sentido, cabe ao Programa de Estágio do IFAM/Centro prestar serviços com qualidade a toda comunidade, cumprindo seus objetivos de maneira efetiva. Entretanto, foi observada a ausência de um sistema de avaliação da efetividade do referido programa, sendo que o objetivo principal da pesquisa foi desenvolver um modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM/Centro a partir da visão do aluno, a fim de aperfeiçoar os serviços prestados pelo programa. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário com questões fechadas e abertas, baseado no modelo Servqual desenvolvido por Parasuraman et al, (1985). A amostra da pesquisa foi constituída por 99 alunos dos cursos técnicos presenciais das modalidades de ensino subsequente, integrado e proeja. O estudo mostrou que todas as dimensões da qualidade dos serviços do Programa de Estágio do IFAM/Centro apresentam gap negativo, revelando assim a necessidade de um replanejamento das ações por parte dos gestores do programa, dentre elas: intervenções de professores, com o intuito de esclarecer as principais dúvidas dos alunos sobre as atividades de estágio; planejamento de reuniões com os novos estagiários; proporcionar situações práticas nos laboratórios do IFAM, onde o aluno possa conhecer e vivenciar os desafios do mundo do trabalho. Neste sentido, recomenda-se que estudos sejam feitos para ouvir a opinião das empresas, as quais utilizam os serviços do Programa de Estágio do IFAM/Centro para admitir tais alunos.
author_additional Silva, Jonas Gomes da
author_additionalStr Silva, Jonas Gomes da
format Dissertação
author Monteiro, Maria Carolina da Costa
author2 http://lattes.cnpq.br/2037436740398059
author2Str http://lattes.cnpq.br/2037436740398059
title Modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM Campus Manaus-Centro
title_short Modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM Campus Manaus-Centro
title_full Modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM Campus Manaus-Centro
title_fullStr Modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM Campus Manaus-Centro
title_full_unstemmed Modelo de avaliação da efetividade do Programa de Estágio do IFAM Campus Manaus-Centro
title_sort modelo de avaliação da efetividade do programa de estágio do ifam campus manaus-centro
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3560
_version_ 1831969175283695616
score 11.753735