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Dissertação
Sociedade, relações de poder e religiosidade no Alto Rio Negro a partir das representações de Dom Frederico Costa
Neste trabalho, analisamos o conflito nas relações entre brancos e índios e a religiosidade no Alto Rio Negro no início do século XX, a partir das representações de Dom Frederico Costa contidas, sobretudo, na Carta Pastoral de 11 de abril de 1909. É nossa intenção analisar como Dom Frederico Costa p...
Autor principal: | Lopes, João da Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8656950701046489 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-37332016-04-22T14:47:39Z Sociedade, relações de poder e religiosidade no Alto Rio Negro a partir das representações de Dom Frederico Costa Lopes, João da Silva Ugarte, Auxiliomar Silva http://lattes.cnpq.br/8656950701046489 Frederico Costa Igreja Católica Alto Rio Negro Catholic Church Alto Rio Negro CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA Neste trabalho, analisamos o conflito nas relações entre brancos e índios e a religiosidade no Alto Rio Negro no início do século XX, a partir das representações de Dom Frederico Costa contidas, sobretudo, na Carta Pastoral de 11 de abril de 1909. É nossa intenção analisar como Dom Frederico Costa percebeu esses aspectos da realidade no Alto Rio Negro e os representou na Carta. No intuito de compreender os fatores culturais que influenciaram a forma como Dom Frederico Costa interpretou e atuou sobre a realidade encontrada por ele no Alto Rio Negro, buscamos investigar os aspectos mais significativos de seu processo de formação sacerdotal, destacando a influência de Dom Antônio Costa de Macedo no seminário de Belém, e a influência ultramontana do período em que esteve na Europa. Feito isso, procuramos nos aproximar da situação sócio-cultural e econômica do Alto Rio Negro e da relação entre brancos e índios a partir de sua percepção. Daí partimos para uma discussão mais ampla sobre o lugar do índio na sociedade brasileira, destacando as posições de Dom Frederico Costa em relação aos positivistas indigenistas e a Hermann von Ihering. Finalmente voltamo-nos para a análise da religiosidade encontrada por Dom Frederico Costa no Alto Rio Negro, verificando como ele julgou esse aspecto da realidade e procurou interferir ao buscar reabrir as missões na região. Analisamos o projeto eclesial de Dom Frederico para o rio Negro, dentro da conjuntura eclesial em suas dimensões internacionais, nacionais e regionais. In this work we analyze the conflict in relations between white and indian people and the religiosity in the Alto Rio Negro in the early XX century, based on representations of Don Frederico Costa contained mainly in Pastoral Letter on April 11, 1909. It is our intention to analyze how Don Frederico Costa perceived these aspects of reality in the Alto Rio Negro and expressed them in the Letter. In order to understand the cultural factors that have influenced the way how Dom Frederico Costa interpreted and transcribed on the real situation found by him in Alto Rio Negro, we also seek to investigate the most significant aspects of the process of priestly formation, highlighting the influence of Don Antonio Costa de Macedo in the seminar of Belém, and the ultramontane influence of the period who spent in Europe. After these analysis we approach social, cultural and economic situation of the Alto Rio Negro and its influences on the relationship between white and indian people. Then we set off for a broader discussion about the place of Indians in Brazilian society, highlighting the positions of Don Frederico Costa in relation to positivists indigenous and Hermann von Ihering. Finally we turn to the analysis of religiosity found by Don Frederico Costa in the Alto Rio Negro and how he judged this aspect of reality and sought to interfere in seeking to reopen the missions in the region. We analyzed the ecclesial project of Don Frederico to the Rio Negro, within the ecclesial situation at international, national and regional levels. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T22:18:33Z 2015-04-09 2010-05-10 Dissertação LOPES, João da Silva. Sociedade, relações de poder e religiosidade no Alto Rio Negro a partir das representações de Dom Frederico Costa. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3733 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras BR UFAM Programa de Pós-graduação em História |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Neste trabalho, analisamos o conflito nas relações entre brancos e índios e a religiosidade no Alto Rio Negro no início do século XX, a partir das representações de Dom Frederico Costa contidas, sobretudo, na Carta Pastoral de 11 de abril de 1909. É nossa intenção analisar como Dom Frederico Costa percebeu esses aspectos da realidade no Alto Rio Negro e os representou na Carta. No intuito de compreender os fatores culturais que influenciaram a forma como Dom Frederico Costa interpretou e atuou sobre a realidade encontrada por ele no Alto Rio Negro, buscamos investigar os aspectos mais significativos de seu processo de formação sacerdotal, destacando a influência de Dom Antônio Costa de Macedo no seminário de Belém, e a influência ultramontana do período em que esteve na Europa. Feito isso, procuramos nos aproximar da situação sócio-cultural e econômica do Alto Rio Negro e da relação entre brancos e índios a partir de sua percepção. Daí partimos para uma discussão mais ampla sobre o lugar do índio na sociedade brasileira, destacando as posições de Dom Frederico Costa em relação aos positivistas indigenistas e a Hermann von Ihering. Finalmente voltamo-nos para a análise da religiosidade encontrada por Dom Frederico Costa no Alto Rio Negro, verificando como ele julgou esse aspecto da realidade e procurou interferir ao buscar reabrir as missões na região. Analisamos o projeto eclesial de Dom Frederico para o rio Negro, dentro da conjuntura eclesial em suas dimensões internacionais, nacionais e regionais. |
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