/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Arte, vulnerabilidade e resiliência: um estudo com adolescentes na cidade de Manaus
Atualmente a adolescência é marcada por um período de alto índice de vulnerabilidade e exposição às múltiplas situações de risco e com isso vemos os desafios que a Psicologia encontra, tanto no campo teórico quanto das intervenções, na produção de respostas a estas demandas reveladoras dos dispositi...
Autor principal: | Vasques, Fabiane Oliveira Gomes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6210874452125126 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3930 |
Resumo: |
---|
Atualmente a adolescência é marcada por um período de alto índice de vulnerabilidade e exposição às múltiplas situações de risco e com isso vemos os desafios que a Psicologia encontra, tanto no campo teórico quanto das intervenções, na produção de respostas a estas demandas reveladoras dos dispositivos sócio-culturais fragilizantes. Cogita-se em que medida as atividades artísticas por incidirem sobre o desenvolvimento psicossocial podem se constituir alternativa que auxilie na redução destas vulnerabilidades. O presente trabalho consiste na apresentação de dois artigos, onde se buscou compreender a relação entre arte e redução de vulnerabilidade na vida de adolescentes que participaram de um evento artístico na cidade de Manaus. Como objetivos específicos buscou-se apresentar o perfil e demandas de adolescentes participantes do Projeto Jovem Cidadão e do Concerto de Natal de 2012, e que se encontram em contexto de vulnerabilidade, bem como identificar as dimensões que a participação neste evento artístico foi apontada por eles como redutora de vulnerabilidade. Ancorado em uma abordagem históricocultural da Psicologia, visa compreender a complexidade dos processos de risco e proteção
presentes na vida destes adolescentes e pensar criticamente estratégias possíveis em resposta às
vulnerabilidades apresentadas, considerando a arte como uma ferramenta possível. Os dados foram
gerados através de uma pesquisa quali-quantitativa que abordou 35 adolescentes em duas escolas
públicas através do questionário “Juventude Brasileira”, grupos focais e entrevistas individuais semi-estruturadas. Os métodos de tratamento dos dados incluíram o pacote estatístico SPSS e a
Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que os jovens pesquisados vivem em contextos de
violência, com exposição a drogas, relacionamentos frágeis, instituições com pouco espaço para
protagonismo, porém não revelam profunda vulnerabilidade, sendo também identificados alguns
processos protetivos na vida destes como um auto conceito positivo, o que funciona como um
empoderamento para enfrentarem as vicissitudes da vida. Tanto a participação no Projeto Jovem
Cidadão quanto no Concerto de Natal possibilitaram modificações em alguns aspectos destes
jovens, como, a expansão de recursos comunicacionais e relacionais (melhora da timidez e
relacionamento com a família e pares), embora no Concerto de Natal estes impactos tenham sido
maiores, com ênfase no reconhecimento da família, mudança no autoconceito, identidade e autoestima.
Além disso, a rotina destas atividades ofereceram novas possibilidades de ser para estes jovens. Houve nos dois segmentos, mudanças nas dimensões individual e afetivo-relacional, porém não foi identificado impacto na dimensão sócio-estrutural. Os resultados dessa pesquisa permitem compreender que as atividades artísticas podem ser importantes ferramentas para a ressignificação de condições de vulnerabilidade desses jovens, sobretudo por ampliar a rede de suporte protetivos, sendo importante para a promoção de resiliência. |