Dissertação

Arte, vulnerabilidade e resiliência: um estudo com adolescentes na cidade de Manaus

Atualmente a adolescência é marcada por um período de alto índice de vulnerabilidade e exposição às múltiplas situações de risco e com isso vemos os desafios que a Psicologia encontra, tanto no campo teórico quanto das intervenções, na produção de respostas a estas demandas reveladoras dos dispositi...

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Autor principal: Vasques, Fabiane Oliveira Gomes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6210874452125126
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3930
Resumo:
Atualmente a adolescência é marcada por um período de alto índice de vulnerabilidade e exposição às múltiplas situações de risco e com isso vemos os desafios que a Psicologia encontra, tanto no campo teórico quanto das intervenções, na produção de respostas a estas demandas reveladoras dos dispositivos sócio-culturais fragilizantes. Cogita-se em que medida as atividades artísticas por incidirem sobre o desenvolvimento psicossocial podem se constituir alternativa que auxilie na redução destas vulnerabilidades. O presente trabalho consiste na apresentação de dois artigos, onde se buscou compreender a relação entre arte e redução de vulnerabilidade na vida de adolescentes que participaram de um evento artístico na cidade de Manaus. Como objetivos específicos buscou-se apresentar o perfil e demandas de adolescentes participantes do Projeto Jovem Cidadão e do Concerto de Natal de 2012, e que se encontram em contexto de vulnerabilidade, bem como identificar as dimensões que a participação neste evento artístico foi apontada por eles como redutora de vulnerabilidade. Ancorado em uma abordagem históricocultural da Psicologia, visa compreender a complexidade dos processos de risco e proteção presentes na vida destes adolescentes e pensar criticamente estratégias possíveis em resposta às vulnerabilidades apresentadas, considerando a arte como uma ferramenta possível. Os dados foram gerados através de uma pesquisa quali-quantitativa que abordou 35 adolescentes em duas escolas públicas através do questionário “Juventude Brasileira”, grupos focais e entrevistas individuais semi-estruturadas. Os métodos de tratamento dos dados incluíram o pacote estatístico SPSS e a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que os jovens pesquisados vivem em contextos de violência, com exposição a drogas, relacionamentos frágeis, instituições com pouco espaço para protagonismo, porém não revelam profunda vulnerabilidade, sendo também identificados alguns processos protetivos na vida destes como um auto conceito positivo, o que funciona como um empoderamento para enfrentarem as vicissitudes da vida. Tanto a participação no Projeto Jovem Cidadão quanto no Concerto de Natal possibilitaram modificações em alguns aspectos destes jovens, como, a expansão de recursos comunicacionais e relacionais (melhora da timidez e relacionamento com a família e pares), embora no Concerto de Natal estes impactos tenham sido maiores, com ênfase no reconhecimento da família, mudança no autoconceito, identidade e autoestima. Além disso, a rotina destas atividades ofereceram novas possibilidades de ser para estes jovens. Houve nos dois segmentos, mudanças nas dimensões individual e afetivo-relacional, porém não foi identificado impacto na dimensão sócio-estrutural. Os resultados dessa pesquisa permitem compreender que as atividades artísticas podem ser importantes ferramentas para a ressignificação de condições de vulnerabilidade desses jovens, sobretudo por ampliar a rede de suporte protetivos, sendo importante para a promoção de resiliência.