Dissertação

Cestaria, noções matemáticas e grafismo indígenas na prática das artesãs Ticuna do alto Solimões

O fio condutor do presente estudo foi a prática das artesãs Ticuna na construção dos cestos pacará. A etnografia aqui apresentada foi produzida junto a mulheres artesãs Ticuna de duas regiões distintas do Amazonas: a do Alto Solimões, nas três comunidades que compõem a Terra Indígena Santo Antônio e...

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Autor principal: Teixeira, Nilza Silvana Nogueira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6020635551034448
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3946
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-39462016-06-10T12:50:22Z Cestaria, noções matemáticas e grafismo indígenas na prática das artesãs Ticuna do alto Solimões Teixeira, Nilza Silvana Nogueira Barbosa, Priscila Faulhaber http://lattes.cnpq.br/6020635551034448 http://lattes.cnpq.br/0627069259285805 Antropologia indígena na Amazônia Cultura material Artesãs e grafismo Ticuna Noções matemáticas Cestaria Ticuna Indigenous Amazonian Anthropology Material culture Ticuna artisans and graphic Mathematical notions Basketry Ticuna CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA O fio condutor do presente estudo foi a prática das artesãs Ticuna na construção dos cestos pacará. A etnografia aqui apresentada foi produzida junto a mulheres artesãs Ticuna de duas regiões distintas do Amazonas: a do Alto Solimões, nas três comunidades que compõem a Terra Indígena Santo Antônio e na comunidade Barro Vermelho, e em Manaus, com algumas artesãs Ticuna residentes na capital. Trata-se de um registro da prática das mulheres, feito a partir do acompanhamento do processo de confecção dos cestos, desde os momentos que antecedem a atividade de tecer (colher, secar, tingir), até as conexões que, a partir dessa atividade, estabelecem-se na vida social e nas prescrições da cultura. Nesse percurso, identifiquei processos de contagem, formas de seleção do material, modos utilizados para medir, dentre outros aspectos observados na construção dos cestos e que são relativos às categorias de entendimento. Demonstra-se como a prática das artesãs é representativa na sua sociedade e destaca o lugar da mulher, seja por seu prestígio nas formas como hoje se organizam nas comunidades mais próximas das cidades, seja por sua autoridade como detentora de um conhecimento das práticas rituais dos Ticuna. Procedeu-se à identificação e classificação dos grafismos constituintes do cesto pacará, na sua condição de signo, verificando suas conexões com os significados atribuídos pelos Ticuna, considerando a combinação das diferentes manifestações em que essas representações aparecem, nas práticas rituais e nos artefatos. Por fim, tecemos um panorama das comunidades pesquisadas e da rede que se estende em torno da prática das mulheres, implicando aspectos da cultura, da vida social e do convívio com a sociedade envolvente. The source for this study was the practice of the Ticuna artisans women while making the pacará baskets. The ethnography presented here was produced by the Ticuna artisans women from two distinct regions in the state of Amazonas: one by the upper Solimões river, in three communities that make up the Santo Antonio Indigenous community and in the Barro Vermelho community, and, in Manaus, by some Ticuna artisans women who live in the capital. It is a record of the Ticuna women’s practice, made by monitoring the baskets making process, since the moments prior to the weaving activity (harvesting, drying, dyeing), until the connections that such activity establish in social life and in their cultural prescriptions. Along the way, I identified counting processes, forms of material selection, methods used to measure, among other features observed in the making of baskets and that are in the categories of understanding. It shows how much artisans' practice is representative and how much it highlights the place of women in their society, either because of their prestige in the way today's communities closest to the cities are organized, or due to their authority as having the knowledge of the Ticuna ritual practices. The drawings in the pacará baskets were identified and classified as a sign, and its meanings attributed by the Ticunas, considering the combination of the different manifestations that these representations appear in ritual practices and artifacts. Finally, we make an overview of the communities surveyed and the network that revolves around the practice of women, implying aspects of culture, social life and interaction with the surrounding society. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-05-27T18:20:32Z 2012-12-07 Dissertação TEIXEIRA, Nilza Silvana Nogueira. Cestaria, noções matemáticas e grafismo indígenas na prática das artesãs Ticuna do alto Solimões. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas,Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3946 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Museu Amazônico Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
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description O fio condutor do presente estudo foi a prática das artesãs Ticuna na construção dos cestos pacará. A etnografia aqui apresentada foi produzida junto a mulheres artesãs Ticuna de duas regiões distintas do Amazonas: a do Alto Solimões, nas três comunidades que compõem a Terra Indígena Santo Antônio e na comunidade Barro Vermelho, e em Manaus, com algumas artesãs Ticuna residentes na capital. Trata-se de um registro da prática das mulheres, feito a partir do acompanhamento do processo de confecção dos cestos, desde os momentos que antecedem a atividade de tecer (colher, secar, tingir), até as conexões que, a partir dessa atividade, estabelecem-se na vida social e nas prescrições da cultura. Nesse percurso, identifiquei processos de contagem, formas de seleção do material, modos utilizados para medir, dentre outros aspectos observados na construção dos cestos e que são relativos às categorias de entendimento. Demonstra-se como a prática das artesãs é representativa na sua sociedade e destaca o lugar da mulher, seja por seu prestígio nas formas como hoje se organizam nas comunidades mais próximas das cidades, seja por sua autoridade como detentora de um conhecimento das práticas rituais dos Ticuna. Procedeu-se à identificação e classificação dos grafismos constituintes do cesto pacará, na sua condição de signo, verificando suas conexões com os significados atribuídos pelos Ticuna, considerando a combinação das diferentes manifestações em que essas representações aparecem, nas práticas rituais e nos artefatos. Por fim, tecemos um panorama das comunidades pesquisadas e da rede que se estende em torno da prática das mulheres, implicando aspectos da cultura, da vida social e do convívio com a sociedade envolvente.
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