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Dissertação
O Humoral: humor e abertura social nas charges de Miranda (1972-1974)
A presente dissertação tem como objeto de estudo as charges do desenhista João Miranda de Queiroz, ex-funcionário do Jornal A CRÍTICA. O recorte temporal utilizado nesta pesquisa concentrou-se nas publicações referentes aos anos de 1972 a 1974, anos de transição política que serviram como espa...
Autor principal: | Queiroz, Thiago Rocha de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5292311419849123 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3967 |
Resumo: |
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A presente dissertação tem como objeto de estudo as charges do desenhista
João Miranda de Queiroz, ex-funcionário do Jornal A CRÍTICA. O recorte temporal
utilizado nesta pesquisa concentrou-se nas publicações referentes aos anos de 1972 a
1974, anos de transição política que serviram como espaço temático para a seleção e
aprofundamento do cotidiano que envolve estas produções. Objetiva-se em analisar as
representações artísticas do chargista, buscando obter, através do humor, uma dimensão
do imaginário social circulante dentro do contexto de distensão política do Estado
Militar no Amazonas. O trabalho também traz uma investigação documental, levantada
a partir de materiais e editoriais do jornal A CRÍTICA, coletadas durante a pesquisa de
campo. Busca-se com esta pesquisa construir tanto um levantamento biográfico da vida
e obra deste artista, tendo em vista seus quase 30 anos de serviço ao periódico, quanto
revelar, a partir das suas obras, um modelo de leitura sobre o imaginário social
manauara durante o período de regime militar. Sobre este espaço temático, situei sua
produção dentro de um episódio social, a “Eleição de 1974 no Amazonas”, buscando
assim fazer um exercício inverso, partindo não apenas da piada, mas sim da abertura
que os espaços de recepção propunham para determinado conteúdo humorístico, o que
faz da charge uma espécie de “janela” para compreender, através da produção
direcionada do jornal, um pouco daquela ambiência política que se encontrava em
processo de transição. A partir das charges e do episódio irônico que resulta deste
evento, foi possível tatear parte do imaginário social dos leitores deste contexto, além de
identificar, a partir da ironia, os efeitos das revoluções culturais que atingiram a cidade e
que minavam os modelos de comportamento desta geração. |