Dissertação

Infecções das vias aéreas superiores: construçãos e validação de tecnologia educacional com educadoras infantis.

As infecções das vias aéreas superiores acometem as estruturas do aparelho respiratório acima da laringe, podendo variar de sintomas corriqueiros a uma doença grave e fatal. A frequência de menores de três anos em creches tem sido importante fator de risco para esta morbidade, devido à maior exposiç...

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Autor principal: Cunha, Anne Grace Andrade da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0921454248655050
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4043
Resumo:
As infecções das vias aéreas superiores acometem as estruturas do aparelho respiratório acima da laringe, podendo variar de sintomas corriqueiros a uma doença grave e fatal. A frequência de menores de três anos em creches tem sido importante fator de risco para esta morbidade, devido à maior exposição aos agentes infecciosos pelo confinamento e pela aglomeração. Portanto, faz-se necessário que o enfermeiro realize educação em saúde à equipe de profissionais que presta o atendimento diário às crianças em creches, utilizando-se de tecnologias educacionais como mediadoras do processo educativo. Objetivou-se construir e validar uma cartilha educativa com educadores infantis de creche, sobre prevenção/cuidados em infecções das vias aéreas superiores na infância. Realizou-se pesquisa de validação de tecnologia educacional com desenvolvimento metodológico, com enfoque na elaboração e validação de instrumentos, e ênfase na abordagem quali-quantitativa. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se por seguir três fases: na primeira, ocorreu a construção da cartilha educativa mediante realização de uma revisão integrativa, a partir de buscas nas bases de dados LILACS, Scielo e PubMed, em que selecionaram-se 11 estudos, os quais direcionaram a definição dos conteúdos para compor a cartilha e, subsequentemente, procedeu-se à diagramação da primeira versão. A segunda fase ocorreu com o processo de validação do conteúdo da cartilha pelos juízes especialistas e elaboração da segunda versão. A terceira fase sucedeu-se com o processo de validação de aparência, etapa que coube ao público-alvo. No que se refere à análise quantitativa, o material mostrou-se validado do ponto de vista de conteúdo e aparência, visto que apresentou um nível de concordância excelente entre os juízes especialistas (90,91%) e as representantes do público-alvo (99,15%). Na análise qualitativa, adotou-se a análise temática, a qual permitiu a compilação das sugestões feitas pelos peritos em três categorias temáticas: legibilidade dos textos; ajustes na diagramação; e avaliação geral. Acredita-se, que este estudo atingiu os objetivos quanto ao propósito de identificar os conteúdos relevantes para a construção de uma cartilha para educadoras infantis de creche com a temática proposta e apresentá-la de forma clara e simples para compreensão do público-alvo, pois a tecnologia educativa foi considerada estatisticamente válida, pelos comitês participantes do processo de validação.