Dissertação

A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.

A baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no decorrer da histór...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4686051452479984
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171
Resumo:
A baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no decorrer da história da educação que esta lacuna é resultado de uma herança de desigualdade social que sempre privilegiou os mais ricos e que o s jovens e adultos que retornam à escola são tratados como meros receptores do conhecimento. Diante dessas inquietações , o presente estudo tem como objetivo analisar a representação social de escola constru ída pelos alunos e alunas da EJA, identificar como se organiza e se estrutura o conteúdo da representação social de escola e verificar se a representação social de escola contribui ou não para o afastamento ou retorno desses agentes à escola. A pesquisa foi realizada através de técnicas como a associação livre de palavras, questionário socioeconômico e entrevistas. Trabalhamos com o núcleo central que possibilita encontrar os possíveis elementos que formam a representação. Os dados receberam análise de conteúdo da fala dos alunos que participaram da associ ação livre e das entrevistas. Participaram 100 alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas. Os resultados revelam que as representações sociais de escola envolvem as seguintes categorias: professor, aprender, educação. Os sentidos atribuídos às categorias pro fessor, aprender e educação interagem entre si quando os alunos destacam a importância do professor no processo ensino-aprendizagem, o professor aparece como aquele que irá contribuir com o que os alunos irão aprender de novo, a aprendizagem para eles é fu ndamental para torná-los pessoas participativas de uma sociedade complexa como a capitalista. Isso fica claro quando eles afirmam que sem aprender e sem educação não se é nada nessa vida, que para ser alguém é preciso aprender e ter educação. Não que eles não se reconheçam como alguém, mas o significado de ser alguém está associado a uma representação de escola hegemônica que através da educação formal contribuirá para que eles melhorem de vida, tenham um emprego, possam cursar uma faculdade, ou seja, é uma possibilidade de resgate de uma auto -estima fragilizada pelos dissabores da vida de renúncias e privações, inclusive de estudar.