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Dissertação
A representação social de escola para alunos e alunas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – de uma escola estadual que oferece esta modalidade de ensino.
A baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no decorrer da histór...
Autor principal: | Lima, Maria do Perpétuo Socorro Rebouças de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4686051452479984 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4171 |
Resumo: |
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A baixa escolaridade entre jovens e adultos é um dos problemas sociais que ainda faz parte da
realidade brasileira. Os jovens e adultos que não concluíram a educação básica, são excluídos
do mercado de trabalho, de atividades culturais de direitos civis e sociais. Percebemos no
decorrer da história da educação que esta lacuna é resultado de uma herança de desigualdade
social que sempre privilegiou os mais ricos e que o s jovens e adultos que retornam à escola
são tratados como meros receptores do conhecimento. Diante dessas inquietações , o presente
estudo tem como objetivo analisar a representação social de escola constru ída pelos alunos e
alunas da EJA, identificar como se organiza e se estrutura o conteúdo da representação social
de escola e verificar se a representação social de escola contribui ou não para o afastamento
ou retorno desses agentes à escola. A pesquisa foi realizada através de técnicas como a
associação livre de palavras, questionário socioeconômico e entrevistas. Trabalhamos com o
núcleo central que possibilita encontrar os possíveis elementos que formam a representação.
Os dados receberam análise de conteúdo da fala dos alunos que participaram da associ ação
livre e das entrevistas. Participaram 100 alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas. Os
resultados revelam que as representações sociais de escola envolvem as seguintes categorias:
professor, aprender, educação. Os sentidos atribuídos às categorias pro fessor, aprender e
educação interagem entre si quando os alunos destacam a importância do professor no
processo ensino-aprendizagem, o professor aparece como aquele que irá contribuir com o que
os alunos irão aprender de novo, a aprendizagem para eles é fu ndamental para torná-los
pessoas participativas de uma sociedade complexa como a capitalista. Isso fica claro quando
eles afirmam que sem aprender e sem educação não se é nada nessa vida, que para ser alguém
é preciso aprender e ter educação. Não que eles não se reconheçam como alguém, mas o
significado de ser alguém está associado a uma representação de escola hegemônica que
através da educação formal contribuirá para que eles melhorem de vida, tenham um emprego,
possam cursar uma faculdade, ou seja, é uma possibilidade de resgate de uma auto -estima
fragilizada pelos dissabores da vida de renúncias e privações, inclusive de estudar. |