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Dissertação
Processos cognitivos relacionados à transformação da floresta Amazônica: um estudo com adolescentes e jovens de Manaus e da RDS Uatumã
Apesar do seu reconhecido valor como repositórios de biodiversidade a na regulação do clima global, as florestas tropicais estão sendo destruídas numa taxa alarmante. Para frear esta devastação e tentar conservar estes ecossistemas para o benefício de gerações futuras, é essencial que se entenda...
Autor principal: | Forsberg, Sylvia Souza |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8935991142514797 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4186 |
Resumo: |
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Apesar do seu reconhecido valor como repositórios de biodiversidade a na regulação do clima
global, as florestas tropicais estão sendo destruídas numa taxa alarmante. Para frear esta
devastação e tentar conservar estes ecossistemas para o benefício de gerações futuras, é
essencial que se entenda os fatores que levam o as pessoas a transformá-los. No presente
estudo, investiguei os aspectos cognitivos que subsidiavam as decisões de jovens e
adolescentes de Manaus (área urbana) e da RDS do Uatumã (área rural) na hora de
transformar ou conservar a floresta tropical. Para se investigar estes elementos cognitivos, foi
utilizado uma variação do método da entrevista clinica piagetiana que consistiu numa
entrevista semiestruturada, onde o entrevistador convidava o entrevistado para desenvolver
uma tarefa de organização e arranjo espacial envolvendo a transformação da floresta. Depois
de concluída a tarefa, o entrevistador apresentava argumentos e contra argumentos ao
entrevistado sobre as transformações realizadas. Em seguida os resultados foram analisados
qualitativamente e quantitativamente para identificar elementos cognitivos pertinentes aos
objetivos. Dois índices qualitativos, o nível de entendimento sobre a floresta (NESF) e o
índice de valor verde (IVV) foram avaliados a partir da análise das respostas às entrevistas e
às transformações da floresta realizadas durante a tarefa. Dois índices quantitativos, o índice
de conhecimento conservacionista (ICC) e o índice de conhecimento técnico (ICT) também
foram avaliados a partir da analise das transformações florestais realizadas. O NESF variou
significativamente entre os sujeitos em função da idade, escolaridade e lugar de procedência.
O entendimento dos adolescentes e jovens sobre a floresta variou entre o nível de
entendimento difuso e indiferenciado ao sistêmico, indicando um processo gradual no
aumento das complexidades e dinâmicas dos conceitos. O nível de conhecimento dos jovens e
adolescentes sobre a floresta foi maior na cidade de Manaus do que na RDS do Uatumã e
aumentou gradativamente com a idade e a escolaridade. O ICC também variou
significativamente em função da escolaridade e local. O conhecimento conservacionista dos
adolescentes e jovens foi maior na cidade de Manaus do que na RDS e mostrou um aumento
gradativo com a escolaridade. Os valores e significados atribuídos pelos adolescentes e
jovens à transformação da floresta estavam impregnados de aspectos, estéticos, espirituais,
utilitários e conservacionistas, vindo tanto da bagagem cultural quanto da própria experiência
do sujeito. A decisão de transformar a floresta dependeu do balanço entre os valores
atribuídos aos ambientes naturais e construídos. De modo geral, os alunos valorizaram mais
os ambientes construídos e optaram por transformar uma boa parte da floresta. |