Dissertação

Avaliação das competências no contexto da atenção integral às doenças prevalentes na infância dos responsáveis pelas crianças no Programa Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza

O desenvolvimento infantil é decorrente de interação entre as características biológicas e ambientais, sendo primordiais os cuidados que a família dispensa à criança no cotidiano. Por conta das necessidades de se prover consultas de modo integrado à criança menor de cinco anos de idade e prestar aos...

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Autor principal: Farias, Teresa Cristina Bordallo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8867762030467446
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade Federal do Pará 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4532
Resumo:
O desenvolvimento infantil é decorrente de interação entre as características biológicas e ambientais, sendo primordiais os cuidados que a família dispensa à criança no cotidiano. Por conta das necessidades de se prover consultas de modo integrado à criança menor de cinco anos de idade e prestar aos responsáveis pelas crianças informações atualizadas sobre desenvolvimento infantil como os cuidados preventivos com a saúde e a alimentação da criança, a Organização Pan-Americana da Saúde e o UNICEF definiram a Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância como estratégia para sistematizar o atendimento a esse grupo etário em si, avaliando a criança integralmente, adotando medidas terapêuticas de baixo custo e alta resolutividade aliados ao enfoque das medidas preventivas e de atenção básica ao menor e sua família. O Censo Demográfico de 2000 demonstrou que em relação à portadores de necessidade especiais, para as crianças com até 6 anos de idade, o índice era de 64 mil (2,9%) na Região Norte. O Programa Caminhar da Universidade Federal do Pará assiste crianças de zero a doze anos portadoras de necessidades especiais e suas famílias na região Norte. Objetivo: Identificar os conhecimentos sobre saúde infantil que os responsáveis pelas crianças matriculadas no Programa Caminhar possuem no contexto da Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância e ainda correlacionar fatores sócio ambientais com o absenteísmo no Programa. Método: O estudo desenvolvido foi analítico e descritivo, realizado no Programa Caminhar, sob abordagens qualitativa e quantitativa. A casuística foi de 100 responsáveis pelas crianças matriculadas no Programa Caminhar. Resultados: Os cuidadores possuem conhecimentos adequados sobre imunização, peso e desenvolvimento infantil e prevenção de doenças como diarréia, desidratação, pneumonia e parasitoses intestinais, porém seus hábitos higiênicos foram insatisfatórios. Conclusão: Relacionando fatores sócio ambientais com o absenteísmo das crianças no Programa Caminhar, não se observou influência direta desses na adesão ao Programa.