Dissertação

Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)

Este trabalho trata do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). Os objetivos são: analisar os produtos da sociobiodiversidade do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus, identificar as potencialidades do mercado e analisar as matrizes do processo produtivo com base na na...

ver descrição completa

Autor principal: Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5799619278885992
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4636
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4636
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-46362016-05-03T22:10:20Z Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM) Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de Costa, Reinaldo Corrêa http://lattes.cnpq.br/5799619278885992 http://lattes.cnpq.br/2202003231659719 Mercado de fitoterápico Sociobiodiversidade Fitocosméticos Geossistemas social-biodiversity Geosystems CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Este trabalho trata do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). Os objetivos são: analisar os produtos da sociobiodiversidade do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus, identificar as potencialidades do mercado e analisar as matrizes do processo produtivo com base na natureza. O trabalho foi desenvolvido com base na relação sociedade e natureza, utilizando os conceitos de: biodiversidade, sociobiodiversidade, tecnologia, formação socioespacial, política territorial e geossistema. Foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas com camponeses, funcionários de instituições relevantes à pesquisa e empresários, e dados secundários, via levantamento bibliográfico e participação em eventos. O mercado estudado é polarizado pela cidade de Manaus, onde estão os centros políticos e econômicos do estado. O mercado começou a se expandir em Manaus há aproximadamente quinze anos, como resultado de políticas territoriais e de ideologias (ambiental e da saúde). Os produtos da sociobiodiversidade identificados como mais importantes para as indústrias do mercado em Manaus são: andiroba, copaíba, cupuaçu, buriti e crajiru. Suas fases de transformação são: 1) matéria-prima in natura (plantas medicinais ou de utilidade estética); 2) semielaborado 01 (óleo vegetal considerado bruto, com pouca tecnologia agregada); 3) semielaborado 02 (óleo vegetal considerado refinado, inserido em processos industriais e tecnológicos de maiores investimentos); e 4) produto final (fitoterápico e fitocosmético). A matéria-prima é produzida pelos camponeses por meio do cultivo ou coleta das plantas e é resultado das interações do geossistema, que se concretiza devido ao potencial ecológico das plantas que gera uma exploração biológica por grupos sociais diversos. As plantas medicinais são utilizadas tradicionalmente como parte da formação socioespacial, porém ainda se tornam necessários investimentos em pesquisas de bioprospecção e biotecnologia. This work deals with herbal and phytocosmetic market in Manaus (AM). The objectives are: to analyze the products of social-biodiversity of herbal and phytocosmetic market in Manaus, to identify the potential of the market and to analyze the headquarters of the production process based on nature. The study was conducted based on the relationship between society and nature, using the concepts of biodiversity, socio-biodiversity, technology, socio-spatial formation, territorial politics and geosystem. Primary data were used, obtained through interviews with farmers, employees of institutions with relevance in research and business, and secondary data, through literature and participation in events. The studied market is polarized by the city of Manaus, where there are the political and economic centers of the state. The market has begun to expand in Manaus in the last fifteen years as a result of territorial politics and ideologies (environmental and health). Products of socio-biodiversity identified as the most important for the industries of the market in Manaus are: andiroba, copaiba, cupuaçu, buriti and crajiru. Their processing stages are: 1) raw material in natura (medicinal plants or aesthetic value); 2) semi finished 01 (vegetable oil considered raw, with little added technology); 3) semi finished 02 (vegetable oil considered refined, inserted in industrial and technological processes for greater investment); and 4) final product (herbal and phyto-cosmetic). The raw material is produced by farmers through cultivation and collection of plants and it is a result of geosystem interactions, which is realized due to the ecological potential of plants generating a biological exploration by different social groups. Medicinal plants are traditionally used as part of the socio-spatial formation, but it also becomes necessary investments in research of bioprospecting and biotechnology. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-10-08T19:20:51Z 2015-06-03 Dissertação CARVALHO, Talita Pedrosa Vieira de. Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4636 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Mercado de fitoterápico
Sociobiodiversidade
Fitocosméticos
Geossistemas
social-biodiversity
Geosystems
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
spellingShingle Mercado de fitoterápico
Sociobiodiversidade
Fitocosméticos
Geossistemas
social-biodiversity
Geosystems
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de
Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
topic_facet Mercado de fitoterápico
Sociobiodiversidade
Fitocosméticos
Geossistemas
social-biodiversity
Geosystems
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description Este trabalho trata do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM). Os objetivos são: analisar os produtos da sociobiodiversidade do mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus, identificar as potencialidades do mercado e analisar as matrizes do processo produtivo com base na natureza. O trabalho foi desenvolvido com base na relação sociedade e natureza, utilizando os conceitos de: biodiversidade, sociobiodiversidade, tecnologia, formação socioespacial, política territorial e geossistema. Foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas com camponeses, funcionários de instituições relevantes à pesquisa e empresários, e dados secundários, via levantamento bibliográfico e participação em eventos. O mercado estudado é polarizado pela cidade de Manaus, onde estão os centros políticos e econômicos do estado. O mercado começou a se expandir em Manaus há aproximadamente quinze anos, como resultado de políticas territoriais e de ideologias (ambiental e da saúde). Os produtos da sociobiodiversidade identificados como mais importantes para as indústrias do mercado em Manaus são: andiroba, copaíba, cupuaçu, buriti e crajiru. Suas fases de transformação são: 1) matéria-prima in natura (plantas medicinais ou de utilidade estética); 2) semielaborado 01 (óleo vegetal considerado bruto, com pouca tecnologia agregada); 3) semielaborado 02 (óleo vegetal considerado refinado, inserido em processos industriais e tecnológicos de maiores investimentos); e 4) produto final (fitoterápico e fitocosmético). A matéria-prima é produzida pelos camponeses por meio do cultivo ou coleta das plantas e é resultado das interações do geossistema, que se concretiza devido ao potencial ecológico das plantas que gera uma exploração biológica por grupos sociais diversos. As plantas medicinais são utilizadas tradicionalmente como parte da formação socioespacial, porém ainda se tornam necessários investimentos em pesquisas de bioprospecção e biotecnologia.
author_additional Costa, Reinaldo Corrêa
author_additionalStr Costa, Reinaldo Corrêa
format Dissertação
author Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de
author2 http://lattes.cnpq.br/5799619278885992
author2Str http://lattes.cnpq.br/5799619278885992
title Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title_short Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title_full Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title_fullStr Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title_full_unstemmed Mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em Manaus (AM)
title_sort mercado de fitoterápicos e fitocosméticos em manaus (am)
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4636
_version_ 1831969318361890816
score 11.753735