Dissertação

A atualização dos profissionais contábeis do Amazonas quanto à convergência das normas internacionais de contabilidade: o papel da educação continuada nesse processo

A convergência das normas contábeis aos padrões internacionais tem gerado mudanças nas legislações e práticas contábeis brasileiras refletindo nos resultados auferidos pelas empresas. Entretanto, as alterações nas grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis não acompanharam a velocidade de...

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Autor principal: Tamer, Carla Macedo Velloso dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8147056714245363
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4683
Resumo:
A convergência das normas contábeis aos padrões internacionais tem gerado mudanças nas legislações e práticas contábeis brasileiras refletindo nos resultados auferidos pelas empresas. Entretanto, as alterações nas grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis não acompanharam a velocidade de tais mudanças, indicando que, mesmo profissionais formados recentemente, podem apresentar deficiência em relação aos conhecimentos voltados à convergência das normas brasileiras às normas internacionais. Neste sentido, entra em tela a necessidade da educação continuada, no que tange a capacitação e atualização dos profissionais contábeis de todo país, principalmente dos formados anteriormente à mudança nas regras contábeis, notadamente em estados como o Amazonas, em que a falta de mão de obra qualificada tem resultado na importação de profissionais de outras regiões do Brasil. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar se há, dentre os contadores do Estado do Amazonas, a busca pela educação continuada, bem como conhecer seu reflexo no nível de atualização desses profissionais quanto à convergência das normas contábeis internacionais. Foi realizada, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica sobre as normas brasileiras de contabilidade e a convergência aos padrões internacionais; o profissional contábil no Brasil, explanando sobre a evolução da profissão, sua formação e as habilidades e competências demandadas pelo mercado de trabalho; e, por fim, a Educação Continuada, contemplando os conceitos e definições, os programas de Educação Continuada no Brasil e no exterior e a importância da Educação Continuada sob o enfoque da Teoria do Capital Humano. Além disso, foi realizado um survey, com a aplicação de um questionário com questões fechadas a 99 contadores do Estado do Amazonas. Utilizou-se para o tratamento dos dados a estatística descritiva, com o cálculo da moda, mediana, média e desvio-padrão, além do teste de Qui-quadrado, com um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que há uma busca relevante pela educação continuada entre os respondentes, no entanto, a média geral de atualização dos profissionais correspondeu a um nível entre fraco e regular. Concluiu-se que a busca pela educação continuada foi um fator importante para o aumento do nível de atualização dos profissionais, já que uma parcela relevante do total dos respondentes que informaram ter buscado a educação continuada, referente à convergência das normas contábeis internacionais, possuíam nível de atualização regular a bom. O oposto foi igualmente percebido, quando a maioria dos contadores que responderam ter buscado pouco ou nada a educação continuada sobre o tema, demonstraram possuir nível de atualização péssimo a fraco. Tais resultados foram consoantes com a Teoria do Capital Humano.