Dissertação

Modelos computacionais baseados em aprendizado de máquina para classificação e agrupamento de variedades de tucumã (Astrocaryum aculeatum G. Mey.)

O bioma amazônico possui uma gama de recursos naturais com alto valor econômico, os quais podem ser explorados de maneira sustentável para gerar emprego e renda. Dentre esses recursos destaca-se o tucumã, fruta nativa da região utilizada na culinária, no artesanato e comercializada pelos produtores...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira Júnior, Mafran Martins
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7773078927171705
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4739
Resumo:
O bioma amazônico possui uma gama de recursos naturais com alto valor econômico, os quais podem ser explorados de maneira sustentável para gerar emprego e renda. Dentre esses recursos destaca-se o tucumã, fruta nativa da região utilizada na culinária, no artesanato e comercializada pelos produtores locais. A palmeira do tucumã apresenta ampla variedade dentro de uma mesma espécie, cada uma diferenciando-se quanto à sua morfologia, população, procedência, entre outros fatores. Cientificamente, a classificação taxonômica do tucumã é referente às suas espécies, ainda não existe nenhuma forma manual ou automática de classificar variedades da espécie Astrocaryum aculeatum G. Mey., também conhecida como tucumã do Amazonas. A indicação da variedade a qual uma unidade do fruto pertence é realizada de forma empírica, podendo ser confusa perante o aparecimento de frutos com grande diferença em suas características. Nesse cenário, esta pesquisa objetivou gerar e avaliar modelos computacionais capazes de classificar e agrupar quatro variedades de tucumã, encontradas na região do município de Itacoatiara-AM. O estudo teve como objetivo secundário indicar qual das variedades possui melhor potencial econômico quanto às características do fruto já colhido. Para gerar os modelos foram utilizadas três técnicas de Aprendizado de Máquina: Árvores de Decisão e Redes Neurais Artificiais na tarefa de classificação, e na tarefa de agrupamento a técnica K-Médias, usando as medidas de distância Euclidiana e de Manhattan. Os resultados obtidos com base no conjunto de dados mostram que os modelos gerados com as técnicas de aprendizado de máquina apresentaram índices satisfatórios para a predição de classes de variedades de tucumã.