/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas
Faço aqui uma abordagem pouco trabalhada na maior parte dos livros da educação básica, lugares geométricos com uma perspectiva de construção tradicional (régua e compasso) e geometria dinâmica (software de matemática). No primeiro capítulo estudaremos os lugares geométricos elementares com as devida...
Autor principal: | Vitor, Cláudio Barros |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1737407468919075 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4790 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-47902018-08-23T15:08:27Z Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas Vitor, Cláudio Barros Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/1737407468919075 http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Giraldo, Victor Augusto http://lattes.cnpq.br/8266357230021399 Salvatierra Junior, Mário http://lattes.cnpq.br/7254679644374259 Ensino de cônicas Geometria dinâmica Ensino aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Faço aqui uma abordagem pouco trabalhada na maior parte dos livros da educação básica, lugares geométricos com uma perspectiva de construção tradicional (régua e compasso) e geometria dinâmica (software de matemática). No primeiro capítulo estudaremos os lugares geométricos elementares com as devidas propostas de construção com régua e compasso. No segundo e terceiro capítulos nos deparamos com uma abordagem histórica do estudo das cônicas bem como suas construções, com o intuito de mostrar que essa abordagem não deve ser feita apenas no encerramento do ensino médio. Para o quarto capítulo reservei um aprofundamento para as equações das cônicas após rotação e finalizando este trabalho, algumas atividades no Geogebra com a possibilidade de visualização na internet. I here a little- crafted approach in most of basic education books, loci with a traditional construction perspective ( ruler and compass ) and dynamic geometry ( mathematical software). In the first chapter we will study the elementary loci with appropriate construction proposals with ruler and compass . The second and third chapters are faced with a historical approach bevel of the study and its buildings , in order to show that this approach should not only be done in high school closure. For the fourth chapter booked for a deepening of conic equation after rotation and fi nalizando this work , some activities in Geogebra with the possibility of viewing the Internet. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-01-20T18:29:18Z 2013-08-22 Dissertação VITOR, Cláudio Barros. Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Ensino de cônicas Geometria dinâmica Ensino aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
spellingShingle |
Ensino de cônicas Geometria dinâmica Ensino aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Vitor, Cláudio Barros Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas |
topic_facet |
Ensino de cônicas Geometria dinâmica Ensino aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Faço aqui uma abordagem pouco trabalhada na maior parte dos livros da educação básica, lugares geométricos com uma perspectiva de construção tradicional (régua e compasso) e geometria dinâmica (software de matemática). No primeiro capítulo estudaremos os lugares geométricos elementares com as devidas propostas de construção com régua e compasso. No segundo e terceiro capítulos nos deparamos com uma abordagem histórica do estudo das cônicas bem como suas construções, com o intuito de mostrar que essa abordagem não deve ser feita apenas no encerramento do ensino médio. Para o quarto capítulo reservei um aprofundamento para as equações das cônicas após rotação e finalizando este trabalho, algumas atividades no Geogebra com a possibilidade de visualização na internet. |
author_additional |
Oliveira, Disney Douglas de Lima |
author_additionalStr |
Oliveira, Disney Douglas de Lima |
format |
Dissertação |
author |
Vitor, Cláudio Barros |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1737407468919075 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/1737407468919075 |
title |
Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas |
title_short |
Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas |
title_full |
Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas |
title_fullStr |
Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas |
title_full_unstemmed |
Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas |
title_sort |
cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790 |
_version_ |
1831969344695828480 |
score |
11.753896 |