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Dissertação
Ser travesti: significados atribuídos por um grupo de travestis da cidade de Manaus
Este estudo investigou os significados da travestilidade a partir de um grupo de travestis da cidade de Manaus, partindo da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural proposta por Vygotsky. A partir desta abordagem, aponta-se que esta investigação foi atravessada pelas dimensões sociais, histór...
Autor principal: | Duque, Andrews do Nascimento |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4123235704266232 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4813 |
Resumo: |
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Este estudo investigou os significados da travestilidade a partir de um grupo de travestis da
cidade de Manaus, partindo da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural proposta por
Vygotsky. A partir desta abordagem, aponta-se que esta investigação foi atravessada pelas
dimensões sociais, históricas e culturais em seus processos de apreensão dos significados
presentes no contexto. Teve como objetivo geral compreender os significados da
travestilidade para um grupo de travestis da cidade de Manaus. Os objetivos específicos,
apontar quais as construções conceituais acerca dos modos de vida das travestis que vivem
no contexto sociocultural estudado, conhecer quais são as principais dificuldades nas
trajetórias de desenvolvimento das travestis, investigar quais os significados atribuídos a
travestilidade pelas respondentes e identificar os âmbitos de sociabilidade onde as travestis
participam. Como metodologia escolheu-se a pesquisa qualitativa, utilizando-se a entrevista
semiestruturada, os dados coletados foram transcritos e então submetidos à análise dos
núcleos de significação. Os resultados a partir das falas das travestis indicam que elas são
atravessadas por concepções presentes na cultura ocidental, emergindo alguns núcleos, tais
como: a cultura local, a força do biológico, a feminilidade hegemônica e a relação com as
instituições sociais. As dificuldades envolvem vários âmbitos: relacionamentos
interpessoais, escolarização, trabalho e acesso ao banheiro. Como significados da
travestilidade apareceu um núcleo, travesti como a expressão da fluidez e estereótipos de
gênero, fazendo referência a travesti por meio de adjetivos, como sinônimo de ser mulher,
ser em metamorfose versus um ser estereotipado, travesti boa e má, como desdobramentos
da heteronormatividade. Nos âmbitos de sociabilidade temos um núcleo: lugar de travesti é
no mundo: dialética da exclusão/inclusão. Os resultados deste estudo nos permitem refletir
criticamente sobre os significados referentes a ser travesti na cidade de Manaus, indicando
que o contexto sociocultural da cidade de Manaus participa dialeticamente na forma como
elas significam “ser travesti” neste contexto, suas dificuldades e quais seus âmbitos de
sociabilidade. Desejamos, a partir dos achados deste estudo, que seus modos de vida possam
ser pensados e re-significados, na medida em que colaboraram na compreensão de que suas
estratégias para continuar seu processo de desenvolvimento enquanto travestis, as
dificuldades em seu desenvolvimento, bem como quais são aqueles lugares onde sua
participação ainda é negada, podendo ser indicadores de barreiras que precisam do fomento
de políticas públicas, participação dos movimentos sociais e academia na construção de uma
sociedade mais igualitária. Os achados deste estudo indicam que as significações existentes
em nível coletivo sobre a travesti, acabam refletindo nas elaborações subjetivas que elas
elaboram sobre suas vivências. É possível inferir que existe um poder no meio social que
postulam formas naturalizadas de desenvolvimento e existência, atrelados a uma visão
prioritariamente biológica. Essas concepções encontram-se representados nos meios de
comunicação, os quais legitimam determinadas verdades, influenciando os processos de
apreensão de significados sobre o que é ser travesti. Constroem-se assim compreensões
fragmentadas, reforçando o que podemos chamar de “dialética da exclusão”. |