Dissertação

A produção de artesanatos pela AVIVE como uma proposta de design sustentável

Esta dissertação refere-se ao estudo sobre o processo de produção dos artefatos desenvolvidos pela Associação Viva Verde da Amazônia – AVIVE, que desenvolve atividades produtivas a partir do uso de recursos florestais não madeireiros, envolvendo comunidades tradicionais do interior do Amazonas. O...

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Autor principal: Silva, Lilia Valessa Mendonça da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0656880060474637
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4872
Resumo:
Esta dissertação refere-se ao estudo sobre o processo de produção dos artefatos desenvolvidos pela Associação Viva Verde da Amazônia – AVIVE, que desenvolve atividades produtivas a partir do uso de recursos florestais não madeireiros, envolvendo comunidades tradicionais do interior do Amazonas. O foco é compreender o processo de produção de artefatos dentro de perspectivas do design, propondo melhorias para o sistema, tanto para os produtos quanto para os processos; considerando os aspectos culturais, sociais e ambientais; e seguindo as premissas do desenvolvimento sustentável. Especificamente falando, buscou-se: descrever as formas de extração e uso da matéria-prima utilizada na confecção dos produtos artesanais, além de descrever os processos de manufatura e beneficiamento da matéria-prima (Andiroba, Copaíba, Breu, Cumaru e Puxuri) utilizada pela AVIVE e, por fim, analisar os aspectos do design sustentável mediante o processo de produção do artesanato da AVIVE. Para a pesquisa, no que consiste a fundamentação teórica foram estudadas as seguintes categorias: populações tradicionais, extrativismo na Amazônia, produtos florestais não madeireiros, artesanato e o design sustentável. Diante destas categorias, foi possível realizar uma reflexão sobre a problemática ambiental e concluir que diante de intensas mudanças sociais, culturais e econômicas em uma perspectiva mundial, houve uma transformação no contexto cultural dos consumidores. Hoje a exigência é por produtos que expressem uma marca verde e, consequentemente, uma identificação tradicional cultural e de território. A coleta de dados ocorreu com envolvimento direto com as mulheres da Avive, além da observação direta e participante, assim como a aplicação de questionários e outros. Assim, chegou-se a um entendimento de que, diante dos parâmetros no que consiste o design sustentável, é possível propor a integração de estratégias e ações que visem valorizar os traços culturais da Amazônia, além da inclusão social das comunidades, o incremento de geração de renda e melhora da qualidade dos produtos, bem como do artesanato local e regional, agregando valor a esses produtos e sugerindo mudanças em sua comunicação visual e nos seus processos de produção, semi industrialmente caracterizados