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Dissertação
Política Pública de inclusão: atendimento de educandos com deficiência visual no município de Manaus/AM
Este trabalho, que versa sobre Política Pública de Inclusão, elegeu como campo de investigação, a rede pública educacional do município de Manaus, Estado do Amazonas. Nosso estudo se contextualiza, nas ações implementadas pelas políticas governamentais para a Educação no contexto da Inclusão, pautad...
Autor principal: | Batista, Claudenilson Pereira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3844491453380646 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-48782018-03-24T05:04:00Z Política Pública de inclusão: atendimento de educandos com deficiência visual no município de Manaus/AM Batista, Claudenilson Pereira Matos, Maria Almerinda de Souza http://lattes.cnpq.br/3844491453380646 http://lattes.cnpq.br/5590755531194676 Matos, Maria Almerinda de Souza Mourão, Arminda Rachel Botelho Martini, Luiz César Política Pública Educação Especial Deficiente Visual Atendimento Educacional Especializado Public policy Educational Service Specialist Visually Impaired Special Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL Este trabalho, que versa sobre Política Pública de Inclusão, elegeu como campo de investigação, a rede pública educacional do município de Manaus, Estado do Amazonas. Nosso estudo se contextualiza, nas ações implementadas pelas políticas governamentais para a Educação no contexto da Inclusão, pautadas em elementos norteadores como a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008,na Resolução 04, de 2009, e no Decreto nº 7611, de 2011, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado. A implementação de tais documentos, suscitou atenção a esse trabalho, com interesse específico no atendimento aos educandos com deficiência visual em Sala de Recurso Multifuncional. Essa pesquisa, de abordagem teórica e prática, tem como esteio teórico, a teoria crítica, especialmente no pensamento de Adorno (2012), e dialogamos ainda, com renomados autores como: Peter Mittler (2003), Mazzotta (2011), Mantoan (2011-2014), Masini (2007), Jannuzzi (2006), Romeu Kazume Sassaki (1997), entre outros. Este trabalho se constitui em um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os procedimentos são de caráter bibliográfico, documental e de campo. Para a coleta de dados, utilizamos instrumentos como: entrevista semiestruturada e observação direta não participante. Para análise dos dados, trabalhamos com a análise de conteúdo. O problema da pesquisa, foi assim elaborado: como os educandos com deficiência visual estão sendo atendidos nas salas de recurso multifuncionais, a partir do dito das legislações do Atendimento Educacional Especializado, cujo objetivo maior é analisar a ação pedagógica dirigida à pessoa com deficiência visual, considerando o contexto brasileiro contemporâneo, e o desafio de proposições políticas que indicam a inclusão escolar como diretriz. Quanto aos específicos, nos propomos: desvendar os aspectos históricos e políticos das pessoas com deficiência visual no município de Manaus; analisar o papel e as ações desenvolvidas pela educação especial no município de Manaus; identificar a partir das percepções do gestor(a) da escola pesquisada, quais foram as ações implementadas a partir das diretrizes nacionais para a educação inclusiva, considerando que tais diretrizes propunham acesso, a permanência e a qualidade da educação do aluno deficiente visual no ensino regular. De um modo geral, aceitamos o desafio de realizar esse estudo, com o intuito de tentar contribuir, para a melhoria de nossa educação local, de nossos conhecimentos profissionais bem como, para a lapidação de nossas reflexões acadêmicas acerca do tema This work, which deals with Public Inclusion Policy, elected to field of research, educational public network in the city of Manaus, state of Amazonas. Our study is contextualized in the actions taken by government policies for education in the context of inclusion, guided in guiding elements such as the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education, 2008, in Resolution 04 of 2009 and Decree No. 7611, 2011, which provides for the Educational Service Specialist. The implementation of such documents, raised attention to this work, with specific interest in serving students with visual impairments in Multifunctional Resource Room. This research, theoretical and practical approach has the theoretical underpinning, critical theory, especially in the thought of Adorno (2012), and engage in dialogue also with renowned authors such as: Peter Mittler (2003), Mazzotta (2011), Mantoan (2011 -2014), Masini (2007), Jannuzzi (2006), Romeo Kazume Sassaki (1997), among others. This work constitutes a case study with a qualitative approach. Procedures are bibliographical, documentary character and field. To collect data, we use tools such as semi-structured interviews and non-participant direct observation. For data analysis, we work with the content analysis. The problem of research, was well prepared: as learners with visual impairment are being met in multifunctional resource rooms, from said of the laws of the Educational Service Specialist, whose main objective is to analyze the pedagogic action directed to the visually impaired person, considering the contemporary brasileossoiro context, and the challenge of political propositions that indicate the school inclusion as a guideline. As for the specifics, we propose: unravel the historical and political aspects of visually impaired people in the city of Manaus; examine the role and the actions taken by special education in the city of Manaus; identify from the manager's perceptions (a) of the surveyed school, what were the actions implemented from the national guidelines for inclusive education, considering that such guidelines proposed access, permanence and quality of the visually handicapped student education in regular schools . Generally, we accept the challenge to perform this study, in order to try to contribute to the improvement of our local education, our professional knowledge and for the stoning of our academic reflections on the subject CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-02-17T19:15:05Z 2015-11-19 Dissertação BATISTA, Claudenilson Pereira. Política Pública de inclusão: atendimento de educandos com deficiência visual no município de Manaus/AM. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4878 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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