Dissertação

Avaliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes

O transporte aéreo é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial, pois a crescente demanda comercial estimula a indústria aeronáutica a produzir aeronaves maiores e com maior capacidade, aptas a transportar cada vez mais passageiros e cargas, com maior rapidez e segurança. A evolução do mencio...

ver descrição completa

Autor principal: Leocádio, Alexandre da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6060113433677542
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4927
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4927
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-49272019-12-06T18:52:45Z Avaliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes Leocádio, Alexandre da Silva Frota, Consuelo Alves da http://lattes.cnpq.br/6060113433677542 http://lattes.cnpq.br/4200047916528088 Medição de atrito Macrotextura ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA O transporte aéreo é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial, pois a crescente demanda comercial estimula a indústria aeronáutica a produzir aeronaves maiores e com maior capacidade, aptas a transportar cada vez mais passageiros e cargas, com maior rapidez e segurança. A evolução do mencionado setor impacta diretamente a relação entre o pneu e o pavimento das pistas dos aeroportos, porquanto, em se tratando de segurança, as operações de pouso e decolagem são os procedimentos mais críticos de um voo. Dessa forma, a manutenção dessas estruturas é de suma importância para se evitar a ocorrência de acidentes. Um dos meios de monitoramento e de manutenção desse pavimento faz-se por meio da medição de atrito e macrotextura. O presente trabalho analisa os índices médios de atrito obtidos a partir de relatórios emitidos pelo equipamento Griptester e as profundidades de macrotextura, por intermédio do ensaio da mancha de areia da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). Esse aeródromo constitui-se o principal da Região Norte, em virtude da sua importância econômica, ao viabilizar a exportação de produtos de alto valor agregado oriundos da produção do Polo Industrial de Manaus (PIM). Os resultados indicam que, apesar da sua alta demanda do movimento de aeronaves, os índices de atrito e macrotextura mantiveram-se em um nível considerado seguro. Esses fatores são resultados das ações de manutenção do pavimento, tais como o desemborrachamento e a recomposição da camada defeituosa, além de constantes treinamentos das equipes responsáveis. Air transport is one of the most dynamic sectors of the world economy as the growing commercial demand stimulates the aircraft industry to produce larger and more capable aircraft, able to carry more and more passengers and cargo, with greater speed and safety. The evolution of the mentioned sector directly impacts the relationship between the tire and the pavement of the airport runways because, when it comes to security, operations, takeoff and landing are the most critical procedures for a flight. Thus, the maintenance of these structures is of paramount importance to prevent the occurrence of accidents. A means of monitoring and maintenance of the pavement is done by friction measuring and macrotexture. This paper analyzes the average ratios of friction obtained from reports issued by Griptester equipment and macrotexture depths through the sand patch test on the Runway of Manaus International Airport / Eduardo Gomes (AM). This airfield constitutes the main Northern Region, because of its economic importance, by allowing the export of high value added arising from the production of the Industrial Pole of Manaus (PIM). The results indicate that, despite its high demand of aircraft movement, the friction index and macrotexture remained at a level considered safe. These factors are the result of the actions of pavement maintenance, such as taking rubber off and the recovery of the defective layer, and constant training of the responsible teams. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2016-03-14T20:48:05Z 2014-09-25 Dissertação LEOCÁDIO, Alexandre da Silva. Avaliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4927 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Medição de atrito
Macrotextura
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
spellingShingle Medição de atrito
Macrotextura
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
Leocádio, Alexandre da Silva
Avaliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes
topic_facet Medição de atrito
Macrotextura
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
description O transporte aéreo é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial, pois a crescente demanda comercial estimula a indústria aeronáutica a produzir aeronaves maiores e com maior capacidade, aptas a transportar cada vez mais passageiros e cargas, com maior rapidez e segurança. A evolução do mencionado setor impacta diretamente a relação entre o pneu e o pavimento das pistas dos aeroportos, porquanto, em se tratando de segurança, as operações de pouso e decolagem são os procedimentos mais críticos de um voo. Dessa forma, a manutenção dessas estruturas é de suma importância para se evitar a ocorrência de acidentes. Um dos meios de monitoramento e de manutenção desse pavimento faz-se por meio da medição de atrito e macrotextura. O presente trabalho analisa os índices médios de atrito obtidos a partir de relatórios emitidos pelo equipamento Griptester e as profundidades de macrotextura, por intermédio do ensaio da mancha de areia da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). Esse aeródromo constitui-se o principal da Região Norte, em virtude da sua importância econômica, ao viabilizar a exportação de produtos de alto valor agregado oriundos da produção do Polo Industrial de Manaus (PIM). Os resultados indicam que, apesar da sua alta demanda do movimento de aeronaves, os índices de atrito e macrotextura mantiveram-se em um nível considerado seguro. Esses fatores são resultados das ações de manutenção do pavimento, tais como o desemborrachamento e a recomposição da camada defeituosa, além de constantes treinamentos das equipes responsáveis.
author_additional Frota, Consuelo Alves da
author_additionalStr Frota, Consuelo Alves da
format Dissertação
author Leocádio, Alexandre da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/6060113433677542
author2Str http://lattes.cnpq.br/6060113433677542
title Avaliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes
title_short Avaliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes
title_full Avaliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes
title_fullStr Avaliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes
title_full_unstemmed Avaliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Manaus / Eduardo Gomes
title_sort avaliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto internacional de manaus / eduardo gomes
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4927
_version_ 1831969366607921152
score 11.753735