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Dissertação
A prática pedagógica intercultural do/a professor/a Munduruku
Este trabalho versará sobre a prática pedagógica intercultural dos/as professores/as Munduruku na Escola Estadual Ester Caldeira Cardoso, localizada na comunidade de Kwatá da Terra Indígena Kwatá-Laranjal do Município de Borba/Am. Tem como objetivo central identificar e analisar a prática pedagóg...
Autor principal: | Furtado, Lucas Antunes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0071099154327758 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4997 |
Resumo: |
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Este trabalho versará sobre a prática pedagógica intercultural dos/as professores/as
Munduruku na Escola Estadual Ester Caldeira Cardoso, localizada na comunidade de Kwatá
da Terra Indígena Kwatá-Laranjal do Município de Borba/Am. Tem como objetivo central
identificar e analisar a prática pedagógica dos/as professores/as Munduruku do ensino
fundamental, anos finais, na escola indígena da comunidade de Kwatá e sua relação com os
elementos culturais Munduruku. Inicialmente, buscamos identificar os elementos culturais do
povo Munduruku e verificar a prática pedagógica intercultural do/a professor/a na escola da
comunidade. O trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso que utilizou como
técnica de coleta de dados: a observação, a entrevista semi-estruturada e análise de
documentos. Os dados coletados receberam uma abordagem qualitativa. A partir dos diálogos
entre os objetivos traçados, os dados levantados e as teorias fundantes, chegamos as seguintes
considerações: alguns/algumas professores/as Munduruku precisam compreender melhor o
que é e qual o sentido de uma educação intercultural. Tal afirmação decorre do fato de a
maioria dos/as professores/as demonstrarem compreender e, dentro do possível, promoverem
um diálogo entre as disciplinas e os elementos culturais presentes na comunidade. Existem
aqueles/as que se satisfazem em identificar e citar, em sala de aula, aspectos culturais
estereotipados do povo Munduruku, ou seja, se satisfazem em relacionar os elementos
culturais como um “objeto” ou “acessório” e isto pode impedir que os reais aspectos culturais
que estão “vivos” na realidade da comunidade de Kwatá sejam vistos e apreendidos. Essa
prática, que pode ser identificada como prática pedagógica intercultural relacional não atende,
segundo nosso entendimento, as expectativas dos/as próprios/as professores/as, das lideranças
e comunitários/as em geral |