/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de am...
Autor principal: | Lima, Maria Aldenora dos Santos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4549411005408760 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5040 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5040 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-50402016-06-24T05:01:54Z Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul Lima, Maria Aldenora dos Santos Mourão, Arminda Rachel Botelho http://lattes.cnpq.br/4549411005408760 http://lattes.cnpq.br/3864748731992379 Identidades Surdas Cultura Surda Educação de Surdos Identity Deaf Deaf Culture Deaf Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais. This study examined aspects of deaf identity and deaf culture in the development of Deaf Education in the Municipality of Cruzeiro do Sul - Acre. Such work aims to contribute to a better understanding of deaf identity and culture of cruzeirenses deaf, in order to expand the strengthening of deaf culture and the discovery of possibilities for themselves and the environment they live in, encouraging approach to cultural content. The specific objectives were to identify aspects of participation of the deaf in the development of Education cruzeirenses deaf; Analyze the process of recognition of Deaf identities in Cruzeiro do Sul; and analyze the process of recognition and promotion of deaf culture in Cruzeiro do Sul. The research was qualitative, with data collection instruments such as: Focus groups, semi-structured interviews, and direct observation and study groups with deaf. The research subjects were deaf and interpreters from Cruzeiro do Sul. The results indicate a dissatisfaction regarding the development of Deaf Education in Cruzeiro do Sul, indicate that most cruzeirenses deaf do not fully experiences the deaf identities and who are unaware of basic aspects of deaf culture. There was the need to strengthen deaf culture and the identity of the deaf so that they acquire autonomy in their educational and social life, and participate in the Bilingual Education development process. The struggle for bilingual schools and the creation of a deaf association is the main demand of the deaf community, as well as more respect in society and the recognition of Deaf identities and cultures and participation of deaf people in educational and social decisions. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-06-23T19:14:17Z 2015-12-18 Dissertação LIMA, Maria Aldenora dos Santos. Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5040 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Identidades Surdas Cultura Surda Educação de Surdos Identity Deaf Deaf Culture Deaf Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Identidades Surdas Cultura Surda Educação de Surdos Identity Deaf Deaf Culture Deaf Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Lima, Maria Aldenora dos Santos Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
topic_facet |
Identidades Surdas Cultura Surda Educação de Surdos Identity Deaf Deaf Culture Deaf Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais. |
author_additional |
Mourão, Arminda Rachel Botelho |
author_additionalStr |
Mourão, Arminda Rachel Botelho |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Maria Aldenora dos Santos |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4549411005408760 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4549411005408760 |
title |
Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title_short |
Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title_full |
Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title_fullStr |
Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title_full_unstemmed |
Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title_sort |
educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em cruzeiro do sul |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5040 |
_version_ |
1831969385107947520 |
score |
11.753735 |