Dissertação

Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul

Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de am...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Maria Aldenora dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4549411005408760
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5040
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5040
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-50402016-06-24T05:01:54Z Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul Lima, Maria Aldenora dos Santos Mourão, Arminda Rachel Botelho http://lattes.cnpq.br/4549411005408760 http://lattes.cnpq.br/3864748731992379 Identidades Surdas Cultura Surda Educação de Surdos Identity Deaf Deaf Culture Deaf Education CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais. This study examined aspects of deaf identity and deaf culture in the development of Deaf Education in the Municipality of Cruzeiro do Sul - Acre. Such work aims to contribute to a better understanding of deaf identity and culture of cruzeirenses deaf, in order to expand the strengthening of deaf culture and the discovery of possibilities for themselves and the environment they live in, encouraging approach to cultural content. The specific objectives were to identify aspects of participation of the deaf in the development of Education cruzeirenses deaf; Analyze the process of recognition of Deaf identities in Cruzeiro do Sul; and analyze the process of recognition and promotion of deaf culture in Cruzeiro do Sul. The research was qualitative, with data collection instruments such as: Focus groups, semi-structured interviews, and direct observation and study groups with deaf. The research subjects were deaf and interpreters from Cruzeiro do Sul. The results indicate a dissatisfaction regarding the development of Deaf Education in Cruzeiro do Sul, indicate that most cruzeirenses deaf do not fully experiences the deaf identities and who are unaware of basic aspects of deaf culture. There was the need to strengthen deaf culture and the identity of the deaf so that they acquire autonomy in their educational and social life, and participate in the Bilingual Education development process. The struggle for bilingual schools and the creation of a deaf association is the main demand of the deaf community, as well as more respect in society and the recognition of Deaf identities and cultures and participation of deaf people in educational and social decisions. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2016-06-23T19:14:17Z 2015-12-18 Dissertação LIMA, Maria Aldenora dos Santos. Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5040 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Identidades Surdas
Cultura Surda
Educação de Surdos
Identity Deaf
Deaf Culture
Deaf Education
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Identidades Surdas
Cultura Surda
Educação de Surdos
Identity Deaf
Deaf Culture
Deaf Education
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Lima, Maria Aldenora dos Santos
Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
topic_facet Identidades Surdas
Cultura Surda
Educação de Surdos
Identity Deaf
Deaf Culture
Deaf Education
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais.
author_additional Mourão, Arminda Rachel Botelho
author_additionalStr Mourão, Arminda Rachel Botelho
format Dissertação
author Lima, Maria Aldenora dos Santos
author2 http://lattes.cnpq.br/4549411005408760
author2Str http://lattes.cnpq.br/4549411005408760
title Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title_short Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title_full Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title_fullStr Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title_full_unstemmed Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title_sort educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em cruzeiro do sul
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5040
_version_ 1831969385107947520
score 11.753735