/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação Ambiental mediada por jogo de simulação: um estudo do “ecoethos da amazônia” e sua contribuição para a construção da Responsabilidade Socioambiental Juvenil
O jogo de simulação Ecoethos da Amazônia utiliza-se da simbologia de cinco elementos (Terra, Água, Ar, Fogo e o Cuidado) para tratar de problemas socioambientais vivenciados no cotidiano das pessoas, em particular na região amazônica. O jogo interativo e lúdico ocorre numa plataforma circular compos...
Autor principal: | Alves, Iris Rianne Santana |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2439187744535387 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5236 |
Resumo: |
---|
O jogo de simulação Ecoethos da Amazônia utiliza-se da simbologia de cinco elementos (Terra, Água, Ar, Fogo e o Cuidado) para tratar de problemas socioambientais vivenciados no cotidiano das pessoas, em particular na região amazônica. O jogo interativo e lúdico ocorre numa plataforma circular composta por 4estações, onde em cada uma delas tem-se um complexo de maquetes que representam uma situação conflito sobre o dado elemento natural. Diante desses dilemas os participantes são solicitados a resolver tal confronto entre as demandas sociais e a capacidade de suporte ambiental. Após a realização das tarefas em cada uma das estações, os participantes são levados a refletir sobre suas soluções apresentadas a fim de verificar o grau de responsabilidade na busca da sustentabilidade socioambiental. O jogo foi criado para educar além da sensibilização e informação, e abarcar as demais metas da Educação Ambiental como o cuidado e a responsabilidade ambiental. Este estudo buscou verificar as potencialidades do jogo como recurso de EA desde sua forma e conteúdo, utilizando-se dos pressupostos teórico-metodológicos da User eXperience (UX) e da Taxonomia Bloom (TB). Participaram deste estudo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de oito escolas públicas de Manaus-AM e seus respectivos professores. O estudo I verificou, por meio da observação de 77 alunos que participaram das sessões, a potencialidade do jogo na produção da interatividade, no tipo de relação social e na compreensão dos procedimentos e das regras estabelecidas no processo do jogo. O estudo II foi realizado com a aplicação de um questionário para 168 alunos após o jogo, para investigar a percepção dos mesmos sobre tipo de aprendizagem obtida e o tipo de experiência vivenciada. No estudo III, aplicou-se uma entrevista a 15 professores acompanhantes das turmas de alunos para verificar a opinião dos mesmos sobre as potencialidades deste jogo como recurso pedagógico. Os resultados dos três estudos indicaram que o Ecoethos da Amazônia, como um jogo de simulação, permitiu o alcance dos objetivos educacionais a que foram propostos, como a compreensão e aplicação dos conhecimentos mediante situações que simulam a realidade. A aprendizagem centrada na tomada de decisão, a interatividade e ludicidade foram centrais para vivências que propiciaram a imersão e atenção dos participantes. Tais resultados indicam este jogo como um valioso recurso didático na abordagem dos aspectos cognitivos e afetivos, necessários ao processo de ensino-aprendizagem que incluam a formação da responsabilidade socioambiental para este público. |