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Tese
Transporte fluvial por embarcações mistas no Amazonas: uma análise do trecho Manaus-Coari e Manaus- Parintins
O transporte na Amazônia é essencialmente fluvial e utiliza-se de embarcações para a movimentação tanto de cargas quanto de passageiros. Porém, esse sistema vem funcionando até hoje, sem uma regulamentação adequada, com poucos investimentos tecnológicos e apresentando percalços socioambientais. D...
Autor principal: | Ferreira, Márcio Antônio Couto |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5773060474361889 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5238 |
Resumo: |
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O transporte na Amazônia é essencialmente fluvial e utiliza-se de embarcações para a
movimentação tanto de cargas quanto de passageiros. Porém, esse sistema vem funcionando
até hoje, sem uma regulamentação adequada, com poucos investimentos tecnológicos e
apresentando percalços socioambientais. Dessa forma, o objetivo desta tese é estabelecer um
sistema de indicadores sustentáveis para o setor de transporte fluvial da Região Amazônica
utilizando os trechos Manaus-Coari e Manaus-Parintins como estudo de caso. Assim, foi
proposto e gerado um indicador denominado Índice de Sustentabilidade do Transporte Fluvial
no Amazonas – ISTFAM, por meio do método de Análise de Componentes Principais (ACP).
Os resultados mostraram que os pesos obtidos nos indicadores e nos aspectos foram
satisfatórios aos obtidos no ranking das embarcações, conseguindo retratar a realidade das
embarcações mistas nestes trechos. Constatou-se ainda que o sistema não se mostra em
equilíbrio nos aspectos sociais, ambientais e econômicos, necessitando também considerar os
aspectos político (participação do Estado) e cultural (hábitos e costumes locais) para assegurar
sua plenitude e, por conseguinte, garantir a sustentabilidade. |