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Dissertação
O significado das práticas de sustentabilidade socioambiental do GRANAV junto às comunidades ribeirinhas do município de Parintins (AM)
O movimento ambiental de povos ribeirinhos do Amazonas por sua sobrevivência e um bem viver protagonizaram lutas pela conservação e preservação dos recursos naturais, por meio de práticas organizativas de sustentabilidade socioambiental no Estado, a exemplo do Grupo Ambiental Natureza Viva (GRANA...
Autor principal: | Albarado, Edilson da Costa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4984362527208200 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5351 |
Resumo: |
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O movimento ambiental de povos ribeirinhos do Amazonas por sua sobrevivência e um bem
viver protagonizaram lutas pela conservação e preservação dos recursos naturais, por meio de
práticas organizativas de sustentabilidade socioambiental no Estado, a exemplo do Grupo
Ambiental Natureza Viva (GRANAV), fundado na Ilha do Paraná de Parintins, na década de
1990. O estudo respondeu os significados das práticas de sustentabilidade socioambiental do
GRANAV para o modo de vida das comunidades ribeirinhas em Parintins, assim como
analisou o significado das práticas de sustentabilidade socioambiental do GRANAV junto a
duas comunidades ribeirinhas do município de Parintins (AM). De maneira específica,
conheceu os modos de vidas dessas comunidades ribeirinhas; identificou as práticas
organizativas do Grupo, e examinou as práticas políticas, sociais, culturais, educacionais,
ambientais e econômicas do Grupo junto às comunidades de Menino Deus e Nossa Senhora
do Perpetuo Socorro. A necessidade da sobrevivência e de um bem viver dos ribeirinhos
dessas comunidades, localizada a 35km da sede do município de Parintins (AM), levou-os a
se organizarem e formarem coletivos para conservar e preservar os recursos naturais da água,
da terra e da floresta de suas comunidades. Estudou essas práticas organizativas e
socioambientais desses sujeitos coletivos da Amazônia que trazem contribuições para uma
nova sustentabilidade. O estudo orientou-se por uma abordagem qualitativa, com base na
concepção materialista histórico dialética, que conduziu as reflexões, as análises e as
discussões, assim como se fez uso da triangulação dos dados selecionados: no marco teórico
na pesquisa de campo decorrente das observações diretas, das entrevistas, do registro
fotográfico e da análise de documentos oficias e da inferência do pesquisador pelo acúmulo e
experiência adquiridos no percurso dessa pesquisa e da vida acadêmica. Esse cominho
analítico apontou que a organização, o pertencimento e a luta consciente dos (as) ribeirinhos
(as) possibilitou o acesso as políticas públicas e trouxeram contribuições para o modo de vida
e para as condições ambientais, sociais, educacionais, culturais, territoriais e econômicas.
Neste estudo, apresentamos contribuições tanto para pensar uma nova sustentabilidade para a
civilização atual a partir das vivências familiares e coletivas dos povos amazônidas, quanto
para proporcionar experiências de organizações sociais e ambientais enraizadas na cultura do
pertencimento à natureza viva. As práticas socioambientais trouxeram um amplo processo de
sensibilização que extrapolou os limites das comunidades envolvidas, fortaleceu as lutas por
políticas de saúde, educação de qualidade, habitação adequada à realidade, saneamento,
cultura, regularização fundiária, agricultura familiar e assistência técnica. Assim como,
promoveu organização de coletivos em defesa da natureza viva e experiênciou vivência
comunitária e familiar dos povos amazônidas como processo promissor para construção de
uma nova sustentabilidade amazônica. As práticas organizativas fortaleceu a manutenção do
modo de vida e resistência dos ribeirinhos ao modelo capitalista, fortaleceu as lutas
organizadas pelo GRANAV nas comunidades, criou uma cultura de pertencimento, de
valorização dos saberes local e do modo de vida próprio dos (as) ribeirinhos (as), como
metodologia possível para a promoção de um bem viver amazônida. |