Dissertação

Avaliação do índice de qualidade de voz em redes móveis celulares baseada na percepção dos usuários

A indústria de telefonia móvel encontra-se, mais uma vez, em intenso processo de transformação com a popularização definitiva dos serviços de voz e dados e a implementação das redes de terceira geração no Brasil. A tendência de significativo crescimento do setor é resultado do modelo de privatiza...

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Autor principal: Sousa, Jackson Maia de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4707421156119271
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5370
Resumo:
A indústria de telefonia móvel encontra-se, mais uma vez, em intenso processo de transformação com a popularização definitiva dos serviços de voz e dados e a implementação das redes de terceira geração no Brasil. A tendência de significativo crescimento do setor é resultado do modelo de privatização do antigo sistema de telecomunicações, dos investimentos em novas tecnologias e principalmente da grande competitividade entre as empresas. Neste contexto, a proposta deste trabalho é realizar uma análise do sistema de avaliação dos índices de qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel celular, mais especificamente no que se refere aos serviços de voz. O foco principal da pesquisa será a análise e proposição de índices de qualidade de voz dentro de uma nova abordagem, onde a qualidade do serviço prestado é avaliada em termos da percepção dos usuários. Os índices de avaliação da qualidade de voz foram baseados na média das avaliações subjetivas, realizadas pelos usários através de pontuação MOS, e Avaliações objetivas através da utilização do algoritmo PESQ. O processo de avaliação ocorre de forma automática por decisão do usuário final ao atribuir uma pontuação subjetiva a sua ultima chamada realizada. Os testes foram realizados, em redes reais, em três operadoras que prestam serviço de telefonia movél celular na cidade de Manaus. Quatro pontos, com diferentes características de tráfego, foram eleitos para a coleta dos dados. Os resultados da pesquisa demonstram que a utilização da metodologia proposta pode ser valiosa para a agência reguladora do setor, como métrica para avaliação da qualidade dos serviços de voz disponibilidados aos usuários, como também às próprias operadoras na otimização e no desenvolvimento das suas redes móveis.