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Dissertação
Avaliação do índice de qualidade de voz em redes móveis celulares baseada na percepção dos usuários
A indústria de telefonia móvel encontra-se, mais uma vez, em intenso processo de transformação com a popularização definitiva dos serviços de voz e dados e a implementação das redes de terceira geração no Brasil. A tendência de significativo crescimento do setor é resultado do modelo de privatiza...
Autor principal: | Sousa, Jackson Maia de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4707421156119271 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5370 |
Resumo: |
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A indústria de telefonia móvel encontra-se, mais uma vez, em intenso processo de
transformação com a popularização definitiva dos serviços de voz e dados e a
implementação das redes de terceira geração no Brasil. A tendência de significativo
crescimento do setor é resultado do modelo de privatização do antigo sistema de
telecomunicações, dos investimentos em novas tecnologias e principalmente da
grande competitividade entre as empresas. Neste contexto, a proposta deste
trabalho é realizar uma análise do sistema de avaliação dos índices de qualidade
dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel celular, mais
especificamente no que se refere aos serviços de voz. O foco principal da pesquisa
será a análise e proposição de índices de qualidade de voz dentro de uma nova
abordagem, onde a qualidade do serviço prestado é avaliada em termos da
percepção dos usuários. Os índices de avaliação da qualidade de voz foram
baseados na média das avaliações subjetivas, realizadas pelos usários através de
pontuação MOS, e Avaliações objetivas através da utilização do algoritmo PESQ. O
processo de avaliação ocorre de forma automática por decisão do usuário final ao
atribuir uma pontuação subjetiva a sua ultima chamada realizada. Os testes foram
realizados, em redes reais, em três operadoras que prestam serviço de telefonia
movél celular na cidade de Manaus. Quatro pontos, com diferentes características
de tráfego, foram eleitos para a coleta dos dados. Os resultados da pesquisa
demonstram que a utilização da metodologia proposta pode ser valiosa para a
agência reguladora do setor, como métrica para avaliação da qualidade dos serviços
de voz disponibilidados aos usuários, como também às próprias operadoras na
otimização e no desenvolvimento das suas redes móveis. |