Dissertação

Modelo para a gestão da mudança e aprendizado organizacional

O presente estudo tem como objetivo desenvolver e aplicar um modelo para a gestão da mudança, promovendo uma transformação no ambiente de trabalho, na participação das pessoas em equipes de melhorias e nos indicadores de desempenho. Como um meio de alcançar o objetivo, o estudo faz uso da aplicaç...

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Autor principal: Justa, Marcelo Augusto Oliveira da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7997083722797621
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5374
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo desenvolver e aplicar um modelo para a gestão da mudança, promovendo uma transformação no ambiente de trabalho, na participação das pessoas em equipes de melhorias e nos indicadores de desempenho. Como um meio de alcançar o objetivo, o estudo faz uso da aplicação integrada de duas ferramentas de mudança combinados com os eventos de kaizen, os quais promovem a melhoria dos processos produtivos e de manutenção, são elas: o 5S – housekeeping e a MPT – Manutenção Produtiva Total. A pesquisa se desenvolve nos setores de manutenção e produção de uma empresa do Pólo Industrial de Manaus, contando com a participação conjunta e ativa do pesquisador e dos próprios colaboradores das áreas estudadas, portanto, quanto à metodologia da pesquisa, caracteriza-se pelo tipo de abordagem pesquisa-ação e estudo de caso. Faz-se também o registro qualitativo e quantitativo do processo evolutivo da mudança, mostrando o antes e depois da aplicação do modelo que se seguiu pelas 8 etapas desenvolvidas. O modelo faz o gerenciamento do processo de transição de forma suave e contínua do estado atual para o estado desejado. Durante essas etapas, promove-se a superação dos paradigmas que travam o processo de mudança, fomentando o ajuste necessário para uma nova cultura organizacional de alto desempenho, favorecendo a formação do espírito de equipe, a melhoria dos resultados operacionais e a competitividade organizacional. Os resultados do estudo comprovam uma efetiva gestão da mudança no ambiente de trabalho e na mentalidade das pessoas, assim como também, o estímulo contínuo ao aprendizado organizacional, pelo qual empresa e colaboradores estabelecem um desempenho competitivo e sustentável.