Dissertação

Learning to recommend similar alternative products in e-Commerce catalogs

Nesse trabalho, descrevemos um novo método que projetamos, implementamos e testamos para a tarefa de encontrar produtos que são alternativas similares a um dado produto em um catálogo de um site de comércio eletrônico. Nesse trabalho, consideramos como alternativas similares produtos que, apesar de...

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Autor principal: Almeida, Urique Hoffmann de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1774760239292038
Grau: Dissertação
Idioma: eng
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5402
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-54022016-12-23T05:03:40Z Learning to recommend similar alternative products in e-Commerce catalogs Almeida, Urique Hoffmann de Souza Silva, Altigran Soares da http://lattes.cnpq.br/1774760239292038 http://lattes.cnpq.br/3405503472010994 Product comparison functions E-Commerce Recommender systems Genetic programming Sistemas de recomendação Programação genética CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Nesse trabalho, descrevemos um novo método que projetamos, implementamos e testamos para a tarefa de encontrar produtos que são alternativas similares a um dado produto em um catálogo de um site de comércio eletrônico. Nesse trabalho, consideramos como alternativas similares produtos que, apesar de não serem idênticos a um produto de interesse, têm características que os tornam boas alternativas a esse produto. Nossa motivação para esse trabalho é poder recomendar produtos similares com base apenas nas suas características, sem a necessidade da utilização do histórico de compras dos usuários. Assim, nesse trabalho lidamos com o chamado problema de cold start, que é comumente encontrado em abordagens de recomendação, e que pode levar a perda de lucro em sites de comércio eletrônico. Nosso método, chamado GPClerk, utiliza Programação Genética (GP) para aprender funções que comparam dois produtos, e dizem se estes são similares ou não. Essas funções são chamadas nesse trabalho de product comparison functions. Para tornar nosso método viável em um cenário típico de comércio eletrônico, propomos também uma estratégia não supervisionada para gerar exemplos de treino a serem utilizados no processo de aprendizagem. Resultados de experimentos que executamos e descrevemos nessa dissertação indicam que nosso método é capaz de gerar funções adequadas, e que nossa estratégia para geração automática de dados de treino é efetiva para essa tarefa. In this work, we describe a novel method we designed, implemented and tested to finding products that are similar alternatives to a given product in the catalog of an e-commerce site. By similar alternatives, we mean products that, although are not identical to a product of interest, have features that make them suitable alternatives for customers that look for it. Our motivation is to enable the recommendation of alternativeproductsbasedsolelyontheproduct’sfeatures,withoutrelyingonhistorical purchase data. By doing so, we address the so-called cold start problem, which is often found in product recommendation approaches, and that may lead to profit loss in ecommerce sites. Our method, we call GPClerk, uses Genetic Programming (GP) to learn functions for comparing two products and telling whether two products are similar alternatives or not. These functions are termed here as product comparison functions. To make our method feasible in typical e-commerce settings, we also propose an unsupervised strategy to generate training examples to be used in the learning process. Results of experiments we carried out and report here indicate that our method is capable of generating suitable product comparison functions and that our strategy for automatically generating training data is effective for this task. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2016-12-22T14:14:43Z 2016-06-15 Dissertação ALMEIDA, Urique Hoffmann de Souza. Learning to recommend similar alternative products in e-Commerce catalogs. 2016. 69 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5402 eng Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática
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description Nesse trabalho, descrevemos um novo método que projetamos, implementamos e testamos para a tarefa de encontrar produtos que são alternativas similares a um dado produto em um catálogo de um site de comércio eletrônico. Nesse trabalho, consideramos como alternativas similares produtos que, apesar de não serem idênticos a um produto de interesse, têm características que os tornam boas alternativas a esse produto. Nossa motivação para esse trabalho é poder recomendar produtos similares com base apenas nas suas características, sem a necessidade da utilização do histórico de compras dos usuários. Assim, nesse trabalho lidamos com o chamado problema de cold start, que é comumente encontrado em abordagens de recomendação, e que pode levar a perda de lucro em sites de comércio eletrônico. Nosso método, chamado GPClerk, utiliza Programação Genética (GP) para aprender funções que comparam dois produtos, e dizem se estes são similares ou não. Essas funções são chamadas nesse trabalho de product comparison functions. Para tornar nosso método viável em um cenário típico de comércio eletrônico, propomos também uma estratégia não supervisionada para gerar exemplos de treino a serem utilizados no processo de aprendizagem. Resultados de experimentos que executamos e descrevemos nessa dissertação indicam que nosso método é capaz de gerar funções adequadas, e que nossa estratégia para geração automática de dados de treino é efetiva para essa tarefa.
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