Dissertação

Estudos das propriedades físicas e mecânicas de placas cimentícias reforçadas com fibras longas de malva

Com o objetivo de se obter vantagens técnicas, econômicas e ambientais, esta pesquisa desenvolveu um estudo da produção de placas cimentícias reforçadas com fibras longas de malva e avaliou o seu comportamento físico e mecânico. A motivação para o trabalho com esta fibra se deve a sua oferta em l...

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Autor principal: Aguiar, Alcineia Silva de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8578409527608508
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5506
Resumo:
Com o objetivo de se obter vantagens técnicas, econômicas e ambientais, esta pesquisa desenvolveu um estudo da produção de placas cimentícias reforçadas com fibras longas de malva e avaliou o seu comportamento físico e mecânico. A motivação para o trabalho com esta fibra se deve a sua oferta em larga escala, baixo custo e resultados já satisfatórios em outras pesquisas, sendo estas preparadas, tratadas e caracterizadas. E para garantir a não deterioração destas fibras, fez-se o uso de resíduo cerâmico moído, em substituição de parte do cimento na matriz, produzindo uma pasta com baixo teor de hidróxido de cálcio livre, contribuindo para a proteção da fibra. Além disso, para reduzir a absorção de água e a consequente diminuição da variação dimensional da fibra, usou-se também o tratamento de hornificação e impermeabilização a base de verniz. Na produção deste compósito foi utilizado aditivo superplastificante, areia média, cimento Portland CP II 32-F e água. Com esses materiais foram produzidas placas com o uso de fôrmas acrílicas de dimensões de 40x40x1cm. Para a análise das propriedades mecânicas dessas placas foi necessário à realização dos ensaios de tração direta, flexão em quatro pontos e flexão em três pontos. Dos resultados obtidos, pode-se concluir que o compósito que apresentou os melhores resultados em termos das características físicas, por meio do ensaio de termogravimetria e caracterização das fibras, e mecânicas, por meio dos ensaios de tração e flexão, foi aquele produzido com fibras de malva hornificadas e impermeabilizadas com verniz e a substituição de 30% do cimento Portland pelo resíduo cerâmico, o qual apresentou módulo de elasticidade de 22,3 GPa, resistência à tração de 23 MPa e Módulo de ruptura de 38,6 MPa.