Dissertação

A documentação pedagógica como mediação à construção do conhecimento escolar na Educação Infantil

A presente pesquisa buscou compreender as experiências, desafios e expectativas envolvendo a Documentação Pedagógica como base para novos horizontes no trabalho de formação das crianças e professores na escola de Educação Infantil. A pesquisa bibliográfica visou fundamentação teóricometodológica com...

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Autor principal: Kawada, Valdejane Tavares
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0736427608992588
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5743
Resumo:
A presente pesquisa buscou compreender as experiências, desafios e expectativas envolvendo a Documentação Pedagógica como base para novos horizontes no trabalho de formação das crianças e professores na escola de Educação Infantil. A pesquisa bibliográfica visou fundamentação teóricometodológica com bases que enfatizam conceitos e reflexões de teóricos que defendem a Documentação Pedagógica como instrumento de mediação entre o planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas na escola de Educação Infantil. Buscamos responder questões pertinentes à prática da Documentação Pedagógica na escola de Educação Infantil: a) Como a Documentação Pedagógica é configurada pelas bases curriculares e pedagógicas da Educação Infantil? b) Como a organização do trabalho pedagógico na escola de Educação Infantil, em relação às orientações da Rede de Ensino, implica a prática da Documentação Pedagógica? c) Como as teias de relações e os agenciamentos institucionais implicam a Documentação Pedagógica nessa etapa da educação básica? O Objetivo Geral desta pesquisa visou analisar os processos pedagógicos e de gestão institucional da Documentação Pedagógica, como mediação à construção de conhecimentos necessários à prática pedagógica de qualidade no âmbito da escola de Educação Infantil e os Objetivos Específicos visaram: 1) Examinar as bases curriculares e pedagógicas que configuram a função da Documentação Pedagógica na escola de Educação Infantil; 2) Categorizar os modos de organização do trabalho pedagógico e sua implicação na prática da Documentação Pedagógica na escola de Educação Infantil; 3) Problematizar as teias de relações e os agenciamentos institucionais que envolvem a Documentação Pedagógica e os sujeitos na escola de Educação Infantil. O campo da pesquisa se constituiu de uma escola vinculada à Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, que atende em nível da pré-escola da Educação Infantil e os sujeitos participantes são professoras que atuam como docentes na instituição. A pesquisa foi de natureza qualitativa, descritivo-analítica e, para a coleta do material empírico, utilizamos a observação dos procedimentos de sala de aula; a entrevista semiestruturada, que deu voz aos sujeitos que produzem e socializam a Documentação Pedagógica e a análise de documentos pertinentes ao objeto de estudo. Como resultados, temos a indicação de que Documentação Pedagógica, no âmbito da escola de Educação Infantil, possibilita a construção de conhecimentos, memória, visibilidade, acompanhamento, avaliação e reflexão sobre as práticas pedagógicas cotidianas de crianças e professores, em conformidade com a mediação realizada pelas teias de relações e agenciamentos nas interações entre os sujeitos em favor das relações de parceria entre escola e famílias quanto aos processos formativos dos sujeitos.