Dissertação

A Educação Escolar de indígenas Ticuna do Alto Solimões

pesquisa buscou analisar e descrever entraves no processo ensino aprendizagem de tradicionais em suas próprias comunidades, sugerindo meios para que elementos socioculturais Ticuna pudessem ser inseridos na educação escolar indígena da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, que está localizada na...

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Autor principal: Rubim, Mara Francisca Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6078807620137573
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5765
Resumo:
pesquisa buscou analisar e descrever entraves no processo ensino aprendizagem de tradicionais em suas próprias comunidades, sugerindo meios para que elementos socioculturais Ticuna pudessem ser inseridos na educação escolar indígena da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, que está localizada na Comunidade indígena de Betânia, que fica locada no município de Santo Antônio do Içá, a noroeste do estado do Amazonas. Abordaram sobre os processos socioculturais, os mecanismos de construção educacional, organização, práticas institucionais e a subjetivação social e simbólica do alunado. O estudo foi feito por meio da análise de dados coletados sobre as práticas pedagógicas, as dificuldades, anseios, dúvidas que os docentes Ticuna possuíam com relação à educação. Nesta perspectiva podemos observar que há necessidade de uma atenção direcionada a educação diferenciada e até onde esta interage com as avaliações externas. No entanto, percebemos que a educação não indígena esta em constante detrimento com os saberes indígenas locais, uma vez que o Estado domina, impõe e avalia as comunidades indígenas como as não indígenas. Por outro lado, os professores Ticuna fizeram questionamentos sobre a interação entre os saberes globais com os saberes locais e dá necessidade de mudança por meio da organização de uma metodologia que seja capaz de inserir a cultura, o cotidiano indígena Ticuna ao âmbito escolar e trabalhar dentro de uma concepção que valorize o conhecimento empírico dos alunos. Os resultados desta pesquisa nos mostraram o quanto à educação vem se tornando flexível com as mudanças ocorridas nos últimos anos na educação indígena e nas possibilidades de inclusão social seja em Universidades, Mercado de Trabalho ou em outras áreas.