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Dissertação
A Educação Escolar de indígenas Ticuna do Alto Solimões
pesquisa buscou analisar e descrever entraves no processo ensino aprendizagem de tradicionais em suas próprias comunidades, sugerindo meios para que elementos socioculturais Ticuna pudessem ser inseridos na educação escolar indígena da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, que está localizada na...
Autor principal: | Rubim, Mara Francisca Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6078807620137573 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5765 |
Resumo: |
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pesquisa buscou analisar e descrever entraves no processo ensino
aprendizagem de tradicionais em suas próprias comunidades, sugerindo meios
para que elementos socioculturais Ticuna pudessem ser inseridos na educação
escolar indígena da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, que está localizada
na Comunidade indígena de Betânia, que fica locada no município de Santo
Antônio do Içá, a noroeste do estado do Amazonas. Abordaram sobre os
processos socioculturais, os mecanismos de construção educacional,
organização, práticas institucionais e a subjetivação social e simbólica do
alunado. O estudo foi feito por meio da análise de dados coletados sobre as
práticas pedagógicas, as dificuldades, anseios, dúvidas que os docentes
Ticuna possuíam com relação à educação. Nesta perspectiva podemos
observar que há necessidade de uma atenção direcionada a educação
diferenciada e até onde esta interage com as avaliações externas. No entanto,
percebemos que a educação não indígena esta em constante detrimento com
os saberes indígenas locais, uma vez que o Estado domina, impõe e avalia as
comunidades indígenas como as não indígenas. Por outro lado, os professores
Ticuna fizeram questionamentos sobre a interação entre os saberes globais
com os saberes locais e dá necessidade de mudança por meio da organização
de uma metodologia que seja capaz de inserir a cultura, o cotidiano indígena
Ticuna ao âmbito escolar e trabalhar dentro de uma concepção que valorize o
conhecimento empírico dos alunos. Os resultados desta pesquisa nos
mostraram o quanto à educação vem se tornando flexível com as mudanças
ocorridas nos últimos anos na educação indígena e nas possibilidades de
inclusão social seja em Universidades, Mercado de Trabalho ou em outras
áreas. |