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Dissertação
Charge: subsídio para argumentação e utilização da coesão na produção textual no ensino superior
Esta dissertação apresenta um estudo acerca da utilização do texto multimodal e/ou imagético charge com o intuito de investigar as habilidades de produção textual, dos alunos do Ensino Superior, a partir da retextualização do GT charge para a feitura do texto argumentativo. A partir dos estudos d...
Autor principal: | Costa, Dorotea Maria Leal |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6435687920530844 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5939 |
Resumo: |
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Esta dissertação apresenta um estudo acerca da utilização do texto multimodal
e/ou imagético charge com o intuito de investigar as habilidades de produção textual,
dos alunos do Ensino Superior, a partir da retextualização do GT charge para a feitura
do texto argumentativo. A partir dos estudos de Bentes, (2012); Marcuschi, (2008) e
Adam (2011), tem-se como base teórica a Linguística Textual (LT) que desempenha
as operações linguísticas, discursivas e cognitivas reguladoras e controladoras da
produção, construção e processamento de textos escritos ou orais em uma realidade
natural de produção. Para a realização da pesquisa, optou-se pelos cursos Tecnólogo
em Logística e Tecnólogo em Marketing e foi feita uma análise a partir da amostragem
de 40 produções textuais produzidas pelos informantes enunciadores dos referidos
cursos. As temáticas escolhidas foram: Alienação Parental e Redes Sociais, ambos
os temas não vão ao encontro aos anseios dos cursos em questão, porém a escolha
se deu pelo fato delas serem atuais e pertinentes ao contexto social. Os objetivos
específicos almejados nesse trabalho são: 1. Definir na retextualização como ocorre
o uso dos elementos de referenciação, além das conexões entre os enunciados. 2.
Verificar se a utilização do texto multimodal e imagético: charge, em uma sala de aula,
auxilia o aluno a produzir textos argumentativos. 3. Analisar as produções
argumentativas dos alunos do Ensino Superior, observando as questões relacionadas
à coesão, à referenciação, e à utilização do texto multimodal e imagético charge como
texto-base. Para que tal pesquisa obtivesse êxito em relação aos objetivos, assim
como às perguntas da pesquisa, utilizou-se além da pesquisa bibliográfica, o Estudo
de Caso (EC) intrínseco. Os resultados apresentados são: a) há necessidade de que
o aluno do Ensino Superior escreva mais, ainda que a universidade cumpra com seu
papel, enfatizando a escrita acadêmica; b) o trabalho com a escrita no Ensino Superior
deve ressaltar o trabalho com textos multimodais e/ou imagéticos; c) o gênero textual
charge auxiliou os informantes enunciadores a produzirem o texto argumentativo; d)
os informantes enunciadores utilizam os mecanismos coesivos, mesmo que, às vezes,
não saibam identificá-los. Dessa forma, como se sabe que o mercado de trabalho,
hoje, exige um profissional que saiba não só ler, mas também escrever, entende-se
ser essencial a produção textual no ambiente acadêmico e profissional. |