/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Sob as lentes do fantástico, amor e sexo em Margarida La Rocque a ilha dos demônios, de Dinah Silveira de Queiroz
Este trabalho de pesquisa tem uma proposta de cunho bibliográfico, no qual analisamos a obra Margarida La Rocque a ilha dos demônios, de autoria de Dinah Silveira de Queiroz, obra na qual o real e o irreal se entrelaçam e onde permanece a hesitação, a perplexidade, a angústia e o medo. Entre os teór...
Autor principal: | Paula, Sideny Pereira de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7917085062699805 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6020 |
Resumo: |
---|
Este trabalho de pesquisa tem uma proposta de cunho bibliográfico, no qual analisamos a obra Margarida La Rocque a ilha dos demônios, de autoria de Dinah Silveira de Queiroz, obra na qual o real e o irreal se entrelaçam e onde permanece a hesitação, a perplexidade, a angústia e o medo. Entre os teóricos que serviram de apoio, estão Tzvetan Todorov (2004) que será também a base para nossa teoria de que Margarida La Rocque é uma obra de cunho fantástico, apesar de ter traços do maravilhoso, percebidos através da protagonista e narradora que dá nome à obra, Margarida La Rocque. Trabalharemos com os conceitos de arquétipos femininos de Lilith e de Eva, traços míticos presentes na obra e na qual o amor e o sexo, o bem e o mal, o pecado e o perdão, a razão e a loucura, o jogo do claro e do escuro evidenciam uma dicotomia em toda a narrativa. Para esta análise mítica, temos como teóricos: Carl Gustav Jung (2000); Mircea Eliade (2004) e (2001); Valéria Fabrizi Pires (2008); Michel Foucault (2014), para que se pudesse escrever este, que não pretende resolver nenhuma questão ou apontar soluções, mas oferecer outros olhares sobre o feminino na literatura. |