Dissertação

Identificação de fungos produtores de enzimas extracelulares de interesse biotecnológico associados às formigas cortadeiras Atta sexdens (Linnaeus, 1758)

A relação mutualista entre as attines e micro-organismos apesar de muito estudada ainda não está completamente elucidada. O que se sabe é que as formigas da tribo Attini contêm pelo menos quatro micro-organismos associados e vários outros parasitas. Tendo em vista que, atualmente as enzimas de or...

ver descrição completa

Autor principal: Chamy, Michel Nasser Correa Lima
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5334792132991651
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6257
Resumo:
A relação mutualista entre as attines e micro-organismos apesar de muito estudada ainda não está completamente elucidada. O que se sabe é que as formigas da tribo Attini contêm pelo menos quatro micro-organismos associados e vários outros parasitas. Tendo em vista que, atualmente as enzimas de origem microbiana são as mais utilizadas em processos industriais e biotecnológicos, o presente trabalho tem por objetivo identificar fungos associados as formigas cortadeiras Atta sexdens produtores de enzimas de interesse biotecnológico, visando avaliar a produção extracelular dessas biomoléculas com atividade catalítica. As formigas cortadeiras foram coletadas no CAPMEDSOL/Coari-AM. Foram isolados 29 fungos e após triagem enzimática, os fungos mais promissores submetidos a analises morfologias e moleculares. Os fungos com resultados mais expressivos foram: Aspergillus zonatus – I=4,4 (amilase), Aspergillus aculeatus – I=4,8 (lipase), Rhizomucor variabilis – I=5,33 (celulase) e Penicillium citrinum – I=5,46 (protease). Após a triagem, o melhor produtor de proteases foi submetido a quantificação e caracterização enzimática usando como substrato a azocaseína. O extrato enzimático bruto do fungo Penicillium citrinum apresentou melhor atividade enzimática em pH neutro (7,0) com temperatura de 40°C, com atividade catalítica equivalente a 326 U/mL. A curva de crescimento microbiana mostrou que o tempo ideal de fermentação foi 72 h.