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Dissertação
Diversidade linguística no ensino de Português: desafios do professor de língua materna no contexto escolar
O ensino de Língua Portuguesa tem sido motivo de discussão há décadas, mas apesar de toda a mudança que ocorreu (ou deveria ocorrer), o debate em torno da qualidade do ensino, das dificuldades dos alunos e da formação de professores ainda não cessou. Neste trabalho, trago algumas considerações perti...
Autor principal: | Souza, Lygia de Lima |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5986662115261989 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6424 |
Resumo: |
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O ensino de Língua Portuguesa tem sido motivo de discussão há décadas, mas apesar de toda a mudança que ocorreu (ou deveria ocorrer), o debate em torno da qualidade do ensino, das dificuldades dos alunos e da formação de professores ainda não cessou. Neste trabalho, trago algumas considerações pertinentes ao se analisar essa situação, mas detenho meu olhar ao professor, principalmente em relação à formação acadêmica, à formação continuada e ao aporte pedagógico e documental recebido da instituição para a sua prática pedagógica, no que tange à diversidade linguística e ao ensino de português. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos professores para o exercício de uma prática consciente diante da variação linguística em sala de aula, o que é possível conhecendo as teorias sociolinguísticas e recebendo suporte pedagógico. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral revelar os desafios encontrados pelo professor de Língua Portuguesa no exercício docente ao ensinar a língua materna por meio de uma abordagem sociolinguística, considerando o aporte recebido da rede de ensino. Tem como base a Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008) e a Sociolinguística Educacional Bortoni-Ricardo (2004, 2005 e 2008). Para alcançar o que me propus, delineei quatro objetivos específicos para verificação mais detalhada do objeto estudado, são eles: 1) Identificar qual o perfil do professor do ensino fundamental; 2) Verificar se o professor tem conhecimento sociolinguístico para o trabalho com o ensino da Língua Portuguesa diante das variações linguísticas; 3) Averiguar se o professor recebe aporte pedagógico e documental da rede de ensino para a sua prática pedagógica ao lidar com a diversidade linguística; 4) Conferir se o aporte pedagógico e documental da rede de ensino apresenta uma abordagem sociolinguística. Esta pesquisa se propôs a analisar o aporte pedagógico e documental oferecido pela Secretaria Municipal de Manaus, no caso, a Proposta Curricular de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e o Plano de Formação Continuada. Além dos documentos analisados, foram aplicados dois questionários e realizadas entrevistas com seis professores de Língua Portuguesa de três localidades distintas, sendo duas professoras de uma escola da zona rural, duas da zona urbana-centro e duas da zona urbana-periferia. Nos resultados, constatei que um dos principais desafios enfrentados pelas professoras, além da necessidade de uma formação continuada que atenda as reais necessidades e questões relacionadas à Proposta Curricular é a fragilidade teórica, pois em alguns discursos ainda rodeia o mito do “certo e errado”, em vez de se falar no adequado e inadequado, bem como confusão entre variação de registro e variação dialetal, ou ainda relacionar a variação linguística somente às diferenças regionais. Percebi que a gramática normativa ainda é ensinada tradicionalmente, inclusive pelas entrevistadas com maior conhecimento linguístico e sociolinguístico |